Alguém se lembra daqueles congestionamentos monstruosos que, de tanto ficarmos parados, podemos até desligar o carro? Pois a Audi criou um dispositivo que faz esse trabalho mesmo curtos períodos, como numa parada no semáforo.

Parece até contraditório, afinal muita gente associa o fato de ligarmos e desligarmos o motor com mais consumo de combustível. Não para as montadoras, que buscam soluções para evitar gastos e emissão de poluentes. Batizado de “Start & Stop” (liga e para), o sistema desliga o motor do carro quando detecta que ele está parado, com o câmbio em ponto morto e o pedal da embreagem solto. Basta engatar a marcha para que o motor volte a funcionar suavemente.

Como ficou sugerido, o recurso somente funciona em carros com câmbio manual na Audi. Por isso, estreará nos modelos A3, A4 e A5 com transmissão desse tipo. A marca alemã calcula que a economia de combustível será de 1 litro a cada 500 km rodados, pouco, é verdade, mas nos dias de hoje qualquer redução é bem vinda.

O A3 e seus irmãos também terão outros itens para ajudar o motorista a reduzir o gasto de combustível. No painel de instrumentos, o sistema dará dicas de como evitar consumo desnecessário e será sinalizado para ele em que momento trocar as marchas com o melhor aproveitamento possível. Nada milagroso, mas medidas que ajudam a natureza e o bolso.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/