Ninguém duvida da força do mercado chinês. Com mais de um bilhão de consumidores, a China tem sido a tábua da salvação para muitas marcas de automóveis, o que justifica o fato de algumas delas optarem por oferecer privilégios a esse público. Isso se traduz em lançamentos em primeira mão até modelos exclusivos como a segunda geração do Cruze, que a Chevrolet lançou primeiro lá.

Flagrado em 2014, o sedã foi lançado no ano passado na China, antes do resto do mundo e com visual diferente da geração que acaba de chega ao Brasil. Mas a exclusividade tem data para acabar: a Shangai-GM acaba de revelar o primeiro facelift do modelo, que ganhou justamente os traços vistos no modelo ocidental.

A mudança de estratégia reforça a visão de modelo global do Cruze e, de certa forma, confirma que o Cruze chinês não traduzia claramente a evolução dessa geração – os faróis e a grade tinham um estilo bem mais apagado que o do novo Cruze ‘brasileiro’.

 
 
O Cruze chinês adota o visual global: sem exclusividade mais
 
O Cruze chinês adota o visual global: sem exclusividade mais
O Cruze chinês adota o visual global: sem exclusividade mais
Chevrolet Cruze chinês agora se chama Cruze XL
 
Chevrolet Cruze chinês agora se chama Cruze XL
Chevrolet Cruze chinês agora se chama Cruze XL
O visual exclusivo para o mercado chinês: mudança de estratégia
 
O visual exclusivo para o mercado chinês: mudança de estratégia
O visual exclusivo para o mercado chinês: mudança de estratégia
Na China, o Cruze da primeira geração ganhou um leve retoque e passou a ser chamado de Cruze Classic
 
Na China, o Cruze da primeira geração ganhou um leve retoque e passou a ser chamado de Cruze Classic
Na China, o Cruze da primeira geração ganhou um leve retoque e passou a ser chamado de Cruze Classic
O Cruze hatchback mantém o mesmo visual do brasileiro
 
O Cruze hatchback mantém o mesmo visual do brasileiro
O Cruze hatchback mantém o mesmo visual do brasileiro
 
 

Cruze para todos os gostos

O novo Cruze chinês será lançado no final do ano e lá receberá o nome Cruze XL para tentar diferenciá-lo das inúmeras versões vendidas no país. É isso mesmo, o chinês pode levar para casa também um Cruze da primeira geração com leve facelift, além do Cruze hatchback.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |