Faz pouco mais de um mês que a Audi mostrou em Genebra o A3 Concept e a fabricante já está de volta ao Salão de Xangai com novidades baseadas no mesmo protótipo. O modelo da vez é mais um e-tron, a família de carros elétricos e híbridos da marca dos quatro anéis. No caso do novo projeto do A3 alternativo, o veículo é um plug-in, que pode recarregar suas baterias via conexão com a rede elétrica convencional, além da recarga pelo motor a explosão.

O conceito à mostra do evento chinês não só dita o futuro do visual da linha A3 como também as soluções de motorização mais eficientes que devem ser adotadas. O A3 e-tron Concept combina o motor 1.4 TFSI (turbocompressor com injeção direta de combustível) de 211 cv com outro elétrico com 27 cv extras somando 238 cv. Já o câmbio é o mesmo semi-automático S Tronic da gama atual, com 7 marchas e dupla embreagem, que é referência no ramo.

A montadora afirma que o conceito acelera do 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 231 km/h. Já quando atua somente com a energia das baterias de íon lítio, a autonomia do A3 e-tron é limitada em 54 km.

E não estranhe o formato sedã do A3 conceitual, até então tradicionalmente um hatch. Na nova geração da linha, cujo lançamento está programado para 2014, a opção três volumes será uma opção, além do modelo mais curto. Em termos de porte e nível de acabamento, o carro ainda ficará abaixo do A4. Portanto, o lançamento será a porta de entrada da Audi no segmento.

Thiago Vinholes

|