“Um Golf GTI com porta-malas”. Essa talvez é a melhor definição do novo Audi A3 Sedan em sua opção topo de linha, que compartilha o mesmo (bom) motor 2.0 turbo de 220 cv também usado no hatch médio da Volkswagen. E a comparação com o Golf GTI já serve como uma boa referência daquele que é o ponto forte do modelo: a vitalidade na hora de acelerar.

Segundo a Audi, ele alcança os 100 km/h em apenas 6,9 segundos (6,5 no caso do Golf GTI) e segue até 250 km/h de velocidade máxima. Trabalhando em conjunto com o rápido câmbio de dupla embreagem de 6 marchas, o A3 Sedan 2.0 é um carro muito instigante. Talvez pelo conjunto mais equilibrado proporcionado pelo formato da carroceria, a sensação ao volante é de que ele entrega um desempenho até mesmo ligeiramente superior ao do primo Golf GTI.

Vale destacar que, ao contrário do A3 Sedan 1.4, o 2.0 mantém grande parte das características técnicas do modelo que era importado até a metade do ano, em especial pela suspensão traseira multibraço. No que diz respeito ao comportamento dinâmico, você praticamente não tem do reclamar a bordo do menor sedã da Audi.

 

Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI

  • Resumo

    Preço

    De R$ 137.990

    Categoria

    SUV médio

    Rivais

    Mercedes-Benz CLA

    Vendas em 2015

    6.462

  • Mecânica

    Motor

    2.0 16V turbo

    Potência

    220 cv a 4.500 rpm (G)

    Torque

    35,7 kgfm a 1.500 rpm (G)

    Transmissão

    Dupla embreagem, 6 marchas

  • Dimensões

    Medidas

    4,45 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,41 m de altura e 2,63 m de entreeixos

    Peso

    1.320 kg

    Porta-malas

    425 litros

 

Como ele não tem a pretensão esportiva de um Golf GTI, o A3 Sedan 2.0 é um carro mais apto para os deslocamentos diários. Você percebe até mesmo como o vão nas caixas de roda estão maiores em relação ao A3 Sedan importado, algo necessário para lidar com mais desenvoltura em nosso castigado asfalto.

No que diz respeito ao conforto, soluções como o para-brisa com isolamento acústico, a dupla vedação de portas e janelas e até mesmo a presença de uma peça moldada entre o assoalho e o carpete para amenizar os ruídos ajudam a entender o motivo de você pagar quase R$ 140.000 em um carro premium.

Por falar em preço, a Audi faz questão de ressaltar a vantagem que está oferecendo aos clientes da marca. A novidade vai custar quase o mesmo que o A3 Sedan 1.8, até então tabelado em R$ 140.190, porém oferecendo bem mais potência e equipamentos.

Por R$ 137.990, o A3 Sedan Ambition 2.0 conta com teto solar panorâmico e bancos esportivos com revestimento de couro sintético de série. Além disso, ele conta com rádio com entradas auxiliares e Bluetooth e o Audi Drive Select, que permite regular as respostas do acelerador, direção e câmbio entre os modelos Comfort, Dynamic (esportivo), Auto (regulagem automática), Efficiency (economia de combustível) e Individual (ajuste independente dos três componentes).

A grande questão é que, se você quiser colocar opcionais interessantes, como a central multimídia MMI Plus com navegador integrado, assistente de estacionamento (Auto Park), dentre outros, é bom preparar seu bolso. Só a central multimídia custa R$ 13.000, enquanto o pacote de tecnologia, que também acrescenta itens como o assistente para mudança de faixa (Active Lane Assist) e o controle de velocidade de cruzeiro ativo com alerta de colisão (Pre Sense Front), prepare-se para arcar com mais R$ 18.500. Logo, um A3 Sedan Ambition completo como o das fotos custa R$ 169.490. Por esse preço você consegue comprar um Ford Fusion tão equipado quanto – com motor 2.0 turbo e tração integral – e ainda sobra mais de R$ 30.000 de “troco”. Uma opção interessante, só que longe da pegada esportiva do Audi.

Claro que o novo A3 Sedan 2.0 terá uma participação bem menor no mix de vendas do modelo por aqui (em torno de 30%), porém é uma excelente opção para quem quer um carro discreto, ou melhor, sem alguns elementos visuais de um esportivo ou um “rodão” chamativo, e gosta de alto desempenho. Se o seguro for menor em relação ao Golf GTI então, será um belo atributo na hora de decidir. De qualquer maneira, o mais novo Audi nacional é muito mais do que bem-vindo! 

 
 
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
Audi A3 Sedan Ambition Audi A3 Sedan Ambition
 
 

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |