Referência em motores de alta eficiência, a Audi tem um novo número de consumo para se "gabar". Em testes realizados na Europa com o A4 munido do novo motor 2.0 TDI de 136 cv, a fabricante afirma que o modelo registrou uma média de consumo de combustível de 22,7 km/l, combinando os ciclos urbano e rodoviário. Além disso, a marca alemã também afirma que o veículo emitiu uma média de 115 g de CO2 por km.

Além dos recursos que possibilitam melhores números de consumo, como o turbocompressor e o sistema de injeção direta, boa parte da boa média registrada pelo A4 diesel deve-se ao seu torque de 36,2 kgfm disponível entre 1.750 rpm e 2.500 rpm, que permite atingir velocidades ideais sem necessariamente elevar em excesso os giros do motor. Segundo a Audi, o modelo equipado com este motor na versão sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9s5 e atinge a velocidade máxima de 215 km/h.

No Brasil, a Audi, por conta da legislação local que proíbe motores diesel em carros de passeio, oferece o A4 somente com motores a gasolina. São eles os blocos 2.0 TFSI (turbocompressor com sistema de injeção direta) de 183 cv ou 214 cv e 3.2 TFSI de 265 cv. No entanto, estão nos planos da marca introduzir um propulsor bicombustível na linha A4.

Rodrigo Mora

|