Audi e-tron quattro antecipa o futuro Q6

SUV conceitual traz três motores elétricos e vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos

Audi e-tron | Imagem: iG

A Audi confirmou durante o Salão de Frankfurt que vai comercializar a partir de 2018 um novo SUV de luxo com motorização elétrica, que deve ser batizado como Q6. E, para dar uma prévia do novo modelo, a montadora alemã apresenta no evento o e-tron quattro concept, que antecipa ainda as futuras tecnologias que serão usadas pelos modelos mais caros da marca.

O novo Audi e-tron quattro concept se sobressai pelo visual e o porte avantajado, com direito a uma enorme grade com elementos cromados e nome do modelo na parte inferior, faróis afilados com tecnologia Matrix laser, vincos marcantes nas laterais e lanternas traseiras com luzes OLED. O modelo mede 4,88 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,54 de altura, com coeficiente arrasto de 0,25, sendo o melhor do segmento neste último quesito.

Por dentro, o SUV segue o conceito virtual cockpit da Audi, que estreou nos modelos de produção no ano passado. Há três telas, sendo duas sensíveis ao toque na parte central do painel, onde são exibidas informações do sistema multimídia e do navegador GPS.

Já na mecânica, o e-tron quattro concept apresenta três motores elétricos, sendo um no eixo dianteiro e os outros dois no traseiro, com potência de 435 cv. No entanto, o motorista pode aumentar essa potência para 503 cv e mais de 81,5 kgfm por tempo determinado. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e alcança velocidade máxima de 210 km/h.

A bateria de íon de lítio do Audi fica posicionada no piso do interior e oferece autonomia de mais de 500 km, com recarregamento através do Combined Charging System (CCS), com corrente elétrica AC ou DC, sendo que a carga total em uma fonte de 150 kW leva apenas 50 minutos. Há ainda o sistema Audi Wireless Charging de carregamento sem fio.