A Audi aproveitou o Salão de Genebra para lançar um modelo bem importante, o Q2, que passa a ser o menor representante da família de utilitários esportivos e vai colocar a marca de luxo dentro de um dos segmentos mais importantes do momento: o dos SUVs compactos.

O Q2 conta com 4,19 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,51 m de altura, enquanto o entre-eixos é de 2,60 m. Como comparação, um Honda HR-V, o modelo mais vendido de 2015 com essa proposta, é ligeiramente maior no comprimento, com 4,29 m, porém praticamente empata no entre-eixos, de 2,61 m. Logo, a Audi será a primeira fabricante premium a contar com um representante no segmento. Em relação ao Q3, o recém-lançado Q2 é 19 cm menor no comprimento.

A gama de motores a gasolina do Q2 será bem interessante e todos contando com o auxílio de turbo e injeção direta para melhorar a eficiência. O menor propulsor será o 1.0 TFSI com 3 cilindros e 116 cv. Logo acima estará o 1.4 TFSI de 150 cv que traz a tecnologia de desativação de cilindros. O topo de linha, por sua vez, contará com o 2.0 TFSI de 190 cv. Na Europa ele terá como opções as transmissões manual de 6 marchas e a de dupla embreagem S tronic de 7 velocidades. A opção 2.0 contará com tração integral de série, sendo opcional para o Q2 1.4 TFSI.

O modelo também oferecerá como opcionais o ajuste de chassi (Audi Drive Select) e até mesmo a regulagem dos amortecedores. Segundo a Audi, o pacote de visual esportivo S line também será oferecido para o Q2. O menor SUV da linha "Q", também oferecerá itens como o painel de instrumentos digital digital (Virtual Cockpit), head-up display, piloto automático adaptativo, sensores para alerta de colisão, dentre outros. 

O Q2 será produzido na sede da Audi em Ingolstadt e o início das vendas ocorrerá no meio do ano para os países europeus. Procurada pelo AUTOO a Audi do Brasil adiantou apenas que o Q2 não está confirmado para o país. Como o Q3 começará a ser produzido por aqui ainda neste ano, é bem possível que o valor do Q2 importado acabe superando o do "primo" importado, por isso a Audi talvez estude com cuidado a viabilidade do Q2 por aqui. De qualquer forma, seria uma cartada e tanto da marca por aqui.  

 
 
Audi Q2 2017
 
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
 
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
 
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
 
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
 
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
 
Audi Q2 2017
Audi Q2 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |