Informações da revista Autocar revelam que a Audi planeja incrementar sua linha de produtos com o A9, um cupê de quatro portas que usaria a base do A8 e brigaria com Porsche Panamera, Mercedes-Benz CL e o futuro BMW GranCoupé, que chega em 2012.

Ainda de acordo com a publicação britânica, o A9 estaria no topo da gama da marca alemã e estaria para o A8 assim como o A7 está para o A6. "O projeto ainda não está confirmado para produção, mas o desenvolvimento está passando pela viabilidade comercial, tanto do ponto de vista contábil quanto da engenharia", revelou uma fonte da revista.

Outro fator que facilitaria a viabilização do A9 é que ele dividiria alguns componentes com o Lamborghini Estoque, que teve sinal verde de Stephan Winkelmann, CEO da marca italiana. Na verdade, um dependeria do outro para sobreviver, já que os custos de uma produção em escala seriam divididos. "Nós jamais pensaríamos na produção do Estoque sem o Grupo VW (dono da Lamborghini e da Audi). Os investimentos são tão altos que se nós não tivermos sinergia, fica praticamente impossível", explica Winkelmann. Apesar de teoricamente dividirem a mesma estrutura, provavelmente usarão motores distintos.

Rodrigo Mora

|