A Audi apresentou nesta semana seu novo carro de competição com o qual pretende manter sua supremacia nas corridas de longa duração, em especial o enduro de 24 horas de Le Mans, na França, onde a marca já venceu nove vezes. O carro atende pela sigla R18 e substitui o vitorioso R15. Características como a carroceria e chassi construídos inteiramente de fibra de carbono e o motor TDI (turbodiesel intercooler) seguem presentes. A novidade é o cockpit fechado.

“No futuro a eficiência aerodinâmica será ainda mais importante em Le Mans do que antigamente. Um carro fechado, neste caso, tem uma clara vantagem nesse quesito”, afirmou Wolfgang Ulrich, diretor da Audi Motorsport, em comunicado da empresa. O motor do R18 é um bloco 3.7 V6 TDI, mas a fabricante não divulga a potência. A versão anterior deste mesmo motor era capaz de levar o R15 a velocidades acima dos 340 km/h na tradicional prova francesa.

Mas antes de encarar a temida corrida na França, que acontece somente em abril, o R18 estreará um mês antes no enduro de 6 Horas de SPA-Fracorchamps, na Bélgica.

Thiago Vinholes

|