A próxima geração do R8 (a segunda da linha) está pertinho de chegar ao mercado. A Audi deve apresentar o novo superesportivo durante o Salão de Genebra, em março. E por conta da proximidade do lançamento, diversos detalhes a respeito do bólido alemão já foram divulgados, como mostra uma publicação da revista britânica Autocar.

O novo Audi R8 vai ser equipado com um motor V10 de 5.2 litros naturalmente aspirado, capaz de desenvolver 540 cavalos de potência, a 8.000 rpm, e 55 kgfm de torque, a 6.500 rpm, o que apresenta um aumento de 15 cv e 1 kgfm frente a geração atual. A versão topo de linha do modelo, a Plus, deve entregar 610 cv, a 8.150 rpm, e 57 kgfm, também a 6.500 rpm, ou seja, 60 cv e 2 kgfm a mais que o atual. Parte da potência e do torque maiores é devido a introdução de um novo sistema de escape.

A transmissão será uma automatizada de sete velocidades e dupla embreagem, com mudanças para apresentar um funcionamento mais rápido e suave, juntamente com o sistema start/stop. O câmbio pode trabalhar nos modos manual e automático e oferece até sete modos de funcionamento. A última versão do sistema de tração nas quatro rodas também estará presente no novo Audi R8.

Segundo dados, o novo R8 V10 Plus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 330 km/h, o que representa uma redução de 0,3 s e aumento de 13 km/h. O R8 vai ganhar ainda uma versão e-tron totalmente elétrica, com autonomia de 400 km.

 
 
Teaser da segunda geração do Audi R8 Teaser da segunda geração do Audi R8
Teaser da segunda geração do Audi R8 Teaser da segunda geração do Audi R8
 
 

A plataforma do novo Audi será uma versão adaptada da que equipa o Lamborghini Huracan. As rodas do modelo serão de 19 polegadas, com pneus 235/35 na dianteira e 295/30 na traseira – rodas aro 20 com pneus 245/30 e 305/30 estarão disponíveis como opcional.

O visual do Audi R8 2016 deve manter algumas características da versão atual, mas com a nova identidade da marca, como mostra o teaser mostrado pela fabricante. Um dos destaques do novo modelo serão os faróis a laser, que de acordo com a fabricante são mais eficientes que os de LED, com alcance quase dobrado. O equipamento será um opcional, sendo que de série haverá faróis com 37 LEDs cada.

Por fim, nas medidas, o R8 terá 4.444 mm de comprimento, 1.944 mm de largura (aumento de 39 mm) e 1.241 mm de altura (redução de 9 mm). Quanto ao peso, o R8 deve apresentar uma redução de 66 quilos, chegando a 1.454 kg. 

Redação

Redação |