Ironicamente, o Audi S3, lançado no Brasil no mês passado, não é oferecido na versão duas portas, mais conveniente a um esportivo de 265 cavalos de potência e pintado nas berrantes (e belíssimas) cores Amarelo Ímola e Azul Sprint. Essa carroceria, ao menos por enquanto, é exclusividade da versão Sport, que acaba de desembarcar por aqui pelo preço de R$110.000, o mais em conta da linha já que o A3 1.6 é meramente figurativo.
 
O motor que equipa o A3 Sport é o mesmo do Sportback, o 2 litros TFSI, de 200 cavalos de potência, assim como o câmbio S Tronic, de seis marchas e dupla embreagem. Mecanicamente, o diferencial do Sport sobre o Sportback é o launch control (controle de largada). Funciona assim: selecione o modo “S”, desative o controle de estabilidade (ESP), zere o hodômetro parcial, pise no freio com o pé esquerdo e afunde o direito no acelerador. O sistema limitará o giro do motor a 3.000 rotações; tire o pé do freio e o carro arrancará de forma mais eficaz, com maior tração das rodas. Há também a direção eletromecânica, que corrige eventuais erros do motorista em situações de risco.
 
No mais, o A3 Sport traz os mesmos equipamentos da versão Sportback, de quatro portas: airbags frontais e laterais, ar-condicionado dual zone, CD-player com Bluetooth, teto solar elétrico, faróis bi-xenon, conjunto ótico (traseiro e frontal) composto por LEDs, entre outros itens.

Como o BMW 118i subiu de preço - custa agora R$ 102 475 devido ao IPI maior -, a Audi aposta que seu modelo é mais atraente que rival, com motor de apenas 136 cv e ar- condicionado manual. Veremos se na ponta do lápis - ou do Renavam - essa lógica se confirma.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/