A Renault, que conta com a maior gama de modelos elétricos no mundo, conseguiu um feito importante para ajudar na disseminação dos carros elétricos no Brasil. Graças a uma resolução obtida no Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a marca francesa conseguirá homologar e emplacar o Twizy por aqui, modelo que será considerado um quadriciclo, portanto autorizado a circular somente em vias urbanas.

Vale destacar que desde 2013 a Renault e a usina de Itaipu assinaram um acordo de cooperação prevendo a montagem de 32 unidades do Twizy no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos, localizado em Foz do Iguaçu (PR). O modelo chegou ao Brasil no regime SKD (sigla em inglês para semi knocked down ou parcialmente desmontados), cabendo à equipe da usina o trabalho de integração de cerca de 90 peças dos sistemas de tração, bateria e motor elétrico.

 
 
Renault Twizy Renault Twizy
Renault Twizy Renault Twizy
Renault Twizy Renault Twizy
Renault Twizy Renault Twizy
Renault Twizy Renault Twizy
 
 

O Twizy leva apenas dois passageiros e mede 2,33 metros de largura por 1,18 m de largura, um tamanho bem interessante para o uso nos centros urbanos. Seu propulsor elétrico gera o equivalente a 20 cv e ele é capaz de rodar por 100 km com as baterias carregadas. Até o momento duas unidades do Twizy já rodaram no Brasil, mais precisamente por parques e praças de Curitiba (PR) durante a Copa do Mundo de 2014. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |