O BMW M5 é um dos carros mais cultuados da fabricante alemã nos últimos 20 anos. Lançado em 1985, o sedã superesportivo já teve quatro gerações, onde mudou desde o seu visual às características mecânicas. Tradicional, a marca já ofereceu o carro com motores 6 cilindros em linha, V8 e o enorme V10 da linha passada. Mas apesar das diferenças, o carro sempre manteve a tração traseira, famosa por proporcionar uma dirigibilidade sem igual. No entanto, na 5° geração, prevista para 2012, a força será distribuída entre as quatros rodas, segundo confirmou a BMW ao website inglês AutoCar. Herege?

Sem dúvidas a notícia pode torcer o nariz dos atuais proprietários do carro, que abrange uma classe mais conservadora, mesmo para questões esportivas. A marca, porém, não revelou mais detalhes sobre o sistema que desenvolve para o carro. O resultado será apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro deste ano.

A nova geração do sedã esportivo, por sua vez baseado na linha mais recente do Série 5, já mostrou como deve ficar na série de produção no Salão de Xangai, em abril deste ano. No formato conceitual, o carro foi apresentado com o motor 5.5 V8 de 550 cv e câmbio sequencial de dupla embreagem. O protótipo também apresentou recursos ecológicos, como sistema stop/start e freios regenerativos. Tais itens tornaram o carro 25% mais eficiente no consumo de combustível, informou a marca na época do evento na China.

Thiago Vinholes

|