Os grupos BMW e PSA Peugeot-Citroën selaram nesta semana o acordo para o desenvolvimento conjunto e produção de novos componentes específicos para carros híbridos. A joint-venture leva o nome BMW Peugeot Citroën Electrification e será incumbida de criar novas baterias, softwares de gerenciamento de sistema, geradores, entre outros itens.

A parceria permitirá as duas empresas diminuir custos e fornecer tecnologia para ambos os lados. Montadoras interessadas, segundo informe, também poderão adquirir os componentes BMW-PSA para viabilização de seus híbridos. O início das atividades da nova empresa começa no segundo trimestre deste ano e os primeiros resultados devem surgir em 2014.

Desde 2006, as duas fabricantes produziram em parceria mais de 1,8 milhão de motores a gasolina, a maioria destinado ao mercado europeu. Por aqui, o único conhecido é o bloco 1.6 turbo, que atualmente equipa os modelos Peugeot 3008 e o Mini Cooper S. As duas marca também possuem já possuem carros híbridos. A BMW oferece o X6 e Série 7 com motor elétrico auxiliar, enquanto a Peugeot tem uma versão no mesmo estilo do 3008.

Thiago Vinholes

|