BMW X3 vai se tornar nacional em abril

Versão brasileira do X3 deve seguir o modelo importado, com três versões e duas motorizações

Modelo recebeu atualizações estéticas sutis, como novo conjunto ótico frontal | Imagem: Divulgação

Além do sedã Série 3 e do crossover X1, a fábrica da BMW em Araquari (SC) será responsável também pela produção do X3. O utilitário esportivo – que foi atualizado recentemente com pequenas mudanças no visual, no acabamento interno e na lista de equipamentos – deve se tornar um modelo nacional em abril, de acordo com o jornalista Claudio Loetz. Serão 300 funcionários responsáveis pela linha de produção do BMW X3 na planta catarinense, que inclusive já foram recrutados e devem passar por treinamento.

Atualmente, o BMW X3 é oferecido em três versões: xDrive20i, xDrive20i X Line e xDrive35i M Sport. Os dois primeiros modelos são equipados com um motor 2.0 litros de quatro cilindros a gasolina, que rende 186 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de oito velocidades e tração integral. Já o terceiro traz um 3.0 de seis cilindros, com 306 cv e 40,8 kgfm.

Entre os itens de série do modelo topo de linha, há seis airbags, controle de estabilidade e tração, sistema de navegação Professional, TV digital, direção Sport Variável, som Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis bi-xenon e diferecionais, start/stop, sistema de regeneração de energia de frenagem, sensor de chuva e de luminosidade, entre outros.

Assim como aconteceu com os outros dois modelos nacionais, o X3 brasileiro deve manter as características do modelo importado.

A planta de Araquari é fruto de um investimento de R$ 600 milhões. O local conta com uma área construída de 1,5 milhão de metros quadrados e tem capacidade para produzir 32 mil unidades por ano. Até 2016, a BMW espera gerar 1.300 empregos diretos. Ainda neste ano, a fábrica vai montar também o hatch Série 1 e o crossover Countryman, da MINI.