Brasileiros apostam cada vez mais na compra de carros usados

Pesquisa revela que 78% dos brasileiros pensam em comprar um carro usado em sua próxima aquisição
Mercado

Mercado | Imagem: Agência Brasil

Um estudo muito útil para entender a dinâmica do mercado automotivo brasileiro foi revelado nesta segunda-feira (2). Trata-se do levantamento de Intenção de Compra de Veículos promovido pela J.D. Power em parceria com o iCarros.

A pesquisa entrevistou 6.738 pessoas e nos trouxe algumas conclusões interessante. A mais relevante delas é que 78% dos participantes revelaram o desejo de comprar um carro usado, enquanto apenas 22% iriam optar por um automóvel novo. Em que pese o fato dos participantes serem os frequentadores de um site de classificados, o resultado não deixa de ser revelevante e mostra um traço marcante sobre a opção de compra dos brasileiros.

Ainda segundo o estudo, entre os consumidores que pretendem adquirir um carro usado, 55% mostraram-se dispostos a gastar até R$ 40.000. Já entre aqueles que vão optar por um carro novo, 63% revelaram que podem pagar mais de R$ 40.000. A maior parte das aquisições (68%) devem ocorrer por meio de financiamentos.

Entre os quesitos decisivos na escolha do próximo carro, a qualidade figuram em primeiro lugar na pesquisa realizada pela J.D. Power e o iCarros com 50% da preferência dos entrevistados. Em segundo lugar figura o conforto com 45% e a reputação da marca com 39%. “O estudo mostrou que qualidade e conforto são os quesitos prioritários em todo país. A reputação da marca foi o terceiro item mais mencionado pela maioria das regiões, com exceção ao Norte do país onde os consumidores pontuaram o consumo de combustível como terceiro quesito a ser analisado”, destaca o comunicado da J.D. Power e do portal iCarros.

A Chevrolet figura como a marca mais lembrada pelos consumidores, com 20% de representatividade. Em segundo lugar ficou a Fiat com 17% e a Volkswagen com 13%. Ford, Honda e Toyota aparecem logo em seguida com 7% seguidas pelas Hyundai e Renault com 6% cada e a Nissan e a Citroën com 2%. Segundo os analistas, a Chevrolet caiu 3 pontos percentuais e a Fiat e a Volkswagen registraram uma redução de 1 ponto percentual no quesito, “o que reflete uma maior pulverização entre as marcas do mercado”.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!