Até então conhecida somente por suas réplicas modernas do clássico Lotus Seven, a Caterham desta vez foi além com o protótipo de competição SP/300.R. Desenvolvido em parceria com a LolaCars, que no passado já teve uma equipe oficial de Fórmula 1, o carro é uma máquina de apenas 600 kg e impulsionada pelo motor Ford 2.0 Duratec ajustado para gerar 300 cv. Será que ele é rápido?

Com relação peso/potência de ínfimos 2 kg/cv, o SP/300.R é capaz de partir da imobilidade aos 100 km/h em 2,5 s e continua acelerando até os 275 km/h, sua velocidade máxima, de acordo com a marca inglesa. Para alcançar tal desempenho, o veículo conta com chassi tubular de alumínio e carroceria moldada em fibra de carbono, material da moda no automobilismo de ponta.

A fabricante ainda afirma que o protótipo pode ter sua suspensão alterada e o motor pode ser facilmente substituído, sendo possível até mesmo inserir um propulsor maior que o 2.0 original que vem no modelo. De acordo com a Caterham, o batismo de seu lançamento nas pistas está marcado somente para 2012 e sua tiragem ficará limitada a apenas 25 carros.

Thiago Vinholes

|