Bugatti Chiron estabelece o recorde no 0-400-0 km/h... e a marca quer mais!

Superesportivo foi pilotado por Juan Pablo Montoya; confira vídeo mostrando os detalhes do recorde mundial
Bugatti Chiron

Bugatti Chiron | Imagem: Divulgação

Tudo nele é superlativo. Seja o preço, na casa de R$ 10 milhões, ou a potência de 1.500 cv, o Bugatti Chiron é um dos automóveis mais exclusivos e rápidos da atualidade. Sucessor do Veyron, o Chiron alcançou um feito e tanto recentemente. Trata-se do recorde mundial para um veículo produzido em série na prova de 0-400-0 km/h, uma avaliação que ajuda a constatar toda a qualidade (e rapidez) de um carro, afinal não basta apenas ser rápido, ele também precisa mostrar uma boa dose de controle dinâmico e um notável sistema de freios. Também foi a primeira vez, destaca a Bugatti, que um teste desse tipo contou com uma medição oficial, no caso certificada pela empresa SGS-TÜV Saar, uma das líderes mundiais em inspeção, teste, verificação e validação de resultados.

Coube ao ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy, Juan Pablo Montoya, conduzir o Bugatti Chiron no teste, que foi realizado em 41,96 segundos percorrendo uma distância de 3.112 quilômetros.

A Bugatti destaca que nenhuma modificação foi feita no Chiron usado no teste, sendo que Montoya apenas utilizou a Top Speed Key, chave específica do Chiron que habilita o modo de velocidade máxima do modelo, que permite alcançar mais de 380 km/h.

Pensando para oferecer o máximo em desempenho, o Bugatti Chiron conta com um motor 8.0 W16 (isso mesmo, são dois blocos V8 combinados!) e nada menos do que 4 turbocompressores. O sistema de sobrealimentação do motor trabalha em dois estágios, sendo que dois turbos passam a operar desde que o motor é acionado e outros dois entram em operação apenas acima de 3.800 rpm. Dessa forma, segundo a Bugatti, o Chiron consegue entregar “máxima aceleração sem nenhum turbo lag”.

Durante o mais novo recorde com o Chiron, o superesportivo precisou de 32,6 segundos para atingir 400 km/h. Após o acionamento dos freios, em 0,8 segundo a asa traseira de 1,5 metros é armada em um ângulo de 49º com a carroceria, criando um freio aerodinâmico para ajudar na redução de velocidade. Se acionada a 400 km/h, a asa traseira gera um efeito de downforce sobre o eixo traseiro de impressionantes 900 kg! A força resultante no carro e no motorista é de 2 g, semelhante ao que os astronautas vivenciam no lançamento de uma nave espacial.

O sistema de freios é tão impressionante quanto todo o conjunto do Chiron e é composto por discos de carbono cerâmica com 420 mm na dianteira e 400 mm na traseira, sendo que as pinças de freio, desenvolvidas especialmente para o Chiron, são compostas por 8 pistões de titânio para as rodas dianteiras e 6 pistões para as rodas traseiras. Para parar vindo a 400 km/h, o Chiron precisou de apenas 9,3 segundos e 491 metros.

Segundo o piloto colombiano, o Chiron transpareceu tanta segurança para realizar os testes que ele dispensou o uso de macacão, capacete ou até mesmo o suporte para cabeça e pescoço (HANS). “Claro que o Chiron é um superesportivo que requer a sua atenção todo o tempo atrás do volante. Ao mesmo tempo, ele me deu uma sensação tão grande de segurança e confiança que eu fiquei completamente relaxado e realmente aproveitei meu período de testes com o carro. O Chiron é tão incrivelmente rápido que ele consegue deixá-lo sem fôlego. Sua capacidade de frenagem também é tão impressionante quanto. O carro é muito estável e consistente”, declarou Juan Pablo Montoya.

O piloto também bateu seu recorde de velocidade pessoal, que até então era de 407 km/h com um carro da Fórmula Indy. Durante os testes com o Bugatti Chiron, Montoya chegou à marca de 420 km/h de velocidade máxima.

Se você achou que a Bugatti se deu por satisfeita com o marco alcançado pelo Chiron, a marca já declarou que procura ainda mais. Em 2018, ela quer superar com o Chiron o recorde de 431,072 km/h de velocidade máxima atingida pelo Veyron 16.4 Super Sport em 2010. Montoya já se mostrou disposto a ajudar a Bugatti...

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa