O Audi A3 já não está mais sozinho no mercado com sua transmissão DSG de dupla embreagem. A Volvo anunciou que passará a vender no Brasil o rival C30 com o câmbio Powershift de 6 marchas e a mesma tecnologia.

O sistema está em franca expansão pelo mundo devido ao seu custo inferior, versatilidade e, principalmente, velocidade nas trocas de marchas já que o coração do câmbio são as duas embreagens atuando simultaneamente. Uma delas responde pela 1ª, 3ª e 5ª marchas e a outra, pela 2ª, 4ª e 6ª marcha – quando o motorista passa de 1ª para 2ª marcha, por exemplo, há apenas a troca da embreagem, que já está engatada previamente.

A opção automática estará disponível na versão 2.0 do C30, que tem motor de 145 cv e custa R$ 90 950. É uma opção bem mais em conta que o A3 2.0 TFSI, que sai por R$ 124 063. O C30 precisa mesmo de um novo argumento de vendas – depois de uma estreia com o pé direito, o hatch premium está atrás do BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes-Benz CLC no ranking de 2009.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |