Parece que nem tudo são flores no mundo dos carros autônomos e as empresas que trabalham nessa área ainda terão um longo caminho para adaptar seus carros à dura realidade do trânsito cotidiano, em especial nos grandes centros urbanos.

Segundo o Automotive News, um dos carros de teste da frota de modelos autônomos do Google, no caso um Lexus RX450h, envolveu-se em uma colisão com um ônibus na cidade de Mountain View (Califórnia), onde fica a sede da empresa de tecnologia.

Segundo o funcionário do Google que estava a bordo do carro, o Lexus fez uma manobra para desviar de alguns sacos de areia que estavam na pista e, quando retornou para sua faixa, acabou colidindo com o ônibus. Ainda de acordo com o colaborador do Google, o carro estava a cerca de 3 km/h e o ônibus trafegava a aproximadamente 7 km/h, por isso ninguém ficou ferido. Na visão do funcionário, o ônibus deveria ter esperado o carro concluir a manobra antes de ter acelerado.

No carro foram avariados apenas o para-lama esquerdo, a roda e um sensor utilizado pelo sistema de condução autônoma. Em resposta ao ocorrido, o Google declarou que “revisou o acidente e realizou uma série de variações nos simuladores e que, a partir de agora, os carros entenderão que ônibus e demais veículos de grande porte são menos propensos a dar passagem do que outros tipos de veículos”. “Nós também esperamos lidar com esse tipo de situação de uma forma melhor no futuro”, acrescenta o Google.

Vale destacar que o carro autônomo definitivo da empresa trará uma proposta bem arrojada, e o Google luta para obter a autorização de construir um modelo que não contenha sequer volante ou pedais. As autoridades da Califórnia, contudo, querem que os modelos autônomos contem com volante, pedais e até mesmo estudam pedir a presença de um motorista habilitado para assumir o controle caso algum problema ocorra.

Por fim, o Google relata que nos seis anos do seu projeto de carro autônomo apenas 17 pequenos acidentes ocorreram em mais de dois milhões de milhas (3,2 milhões de quilômetros) percorridas entre condução autônoma e manual combinadas.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |