Lançados na semana passada, os modelos J3 e Turin da chinesa JAC Motors já foram avaliados pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Com as analises, a entidade elaborou os Índices de Reparabilidade, de Visibilidade, de Danos de Enchente e de Segurança dos novos modelos da marca estreante no mercado brasileiro.

No quesito Reparabilidade, que aponta a facilidade e o custo de reparo de um carro, os dois veículos alcançaram 13 pontos (a escala vai de 10 a 60, sendo o menor número o mais vantajoso). Tal pontuação coloca o J3 na terceira colocação do índice do Cesvi em seu segmento – hatch compacto. O resultado do Turin, por sua vez, o deixa na segunda colocação no ranking de facilidade de conserto para sedãs compactos.

Nos quesitos Visibilidade e Danos de Enchente a avaliação positiva é feita por meio da quantidade de estrelas, com pontuação entre 0,5 a cinco estrelas. Referente a visibilidade traseira, lateral e dianteira os dois lançamentos da JAC receberam 2,5 estrelas. Os carros também obtiveram a mesma nota com relação aos riscos que correm em caso de enchente. Nesse caso, são avaliados a possibilidade de calço hidráulico (quando água entra no motor) e o risco de danos de diversos componentes dos veículos.

Os modelos da JAC também ganharam 2,5 estrelas na avaliação de segurança, que leva em conta a oferta de equipamentos para segurança ativa, passiva e patrimonial. Se tiver todos esses itens de série a pontuação será a máxima possível. O J3 e o Turin vêm de série com freios ABS com EBD e airbag duplo frontal.

Thiago Vinholes

|