O mercado e a moeda relativamente estável no Brasil têm feito o número de carros importados vendidos no país crescer. É o que mostram os dados acumulados de 2009 da Abeiva, a associação que reúne as marcas importadoras. Em relação ao primeiro semestre de 2008, as empresas tradicionais apresentam crescimento de 6,8%.

O volume total de emplacamentos atingiu 12 955 unidades contra 12 130 carros em 2008. No entanto, se somadas às novas associadas da entidade, esse volume chega  a 15 203 unidades.

Hoje fazem parte da associação 17 marcas que devem ganhar a companhia da Mini e, possivelmente, da Chery, montadora chinesa que chega ao país na semana que vem – desde junho as inglesas Jaguar e Land Rover voltaram a fazer parte da associação.

A expectativa da Abeiva é terminar 2009 com mais de 35 mil vendas. Ainda assim sua participação no bolo total é de apenas 1,2% motivada pelas barreiras de importação de veículos que o governo brasileiro impõe.

Confira o ranking de vendas de junho atualizado com as marcas da Abeiva

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |