Aposentados e amantes de carros clássicos, o casal holandês Dirk e Trudy Regter resolveu entrar em uma audaciosa expedição ao redor do mundo bem inusitada: eles escolheram como meio de transporte um Ford Modelo T ano 1915 para conduzi-los por essa aventura.

A jornada começou em 2012, quando o casal percorreu 22 mil quilômetros em 180 dias partindo de sua cidade natal, em Edam, na Holando e rumando até a Cidade do Cabo, na África do Sul. Um ano depois, foi a vez de percorrer mais 28 mil quilômetros cruzando os EUA e Canadá. Por fim, em 2014, o “Fordinho” registrou mais 26 mil quilômetros ao longo da América do Sul, incluindo o Brasil. Até o momento os expedicionários já rodaram mais de 80 mil quilômetros.

Para quem pensa que eles estão cansados ou o Ford não está dando conta da rotina, o casal Regter anunciou que para 2016 e 2017 eles permanecerão na estrada e ambicionam percorrer os territórios da Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e Índia, atravessando o Himalaia até a China por meio da Mongólia e, finalmente, retornando para a Holanda via Europa Central.

De manutenção fácil, Dirk relata que enfrentou poucos problemas com o Ford Modelo T, como um pneu furado e um defeito no alternador no deslocamento pela América do Norte. A unidade que o casal está utilizando conta com motor 3.0 de acordo com a especificação da época e a única alteração foi a inclusão de pneus maiores nas rodas de madeira para aumentar o conforto. Segundo os holandeses, cada jogo de pneus dura em média 15 mil quilômetros dependendo das condições da via.

E não demorou para o casal fazer amigos na viagem. “Na fronteira de Botswana com a África do Sul conhecemos um fazendeiro que tinha um velho Ford T no galpão e nos deu seu estepe para ajudar na viagem”, relata Dirk. Além de seu uma grande experiência, o casal busca arrecadar fundos para a organização de ajuda internacional a crianças SOS Childrens Villages.

Segundo a Ford, de 1908 a 1925 foram produzidas mais de 15 milhões de undiades do Modelo T. Um dos primeiros carros globais, a fabricação começou nos EUA, mas em um curto período de tempo foi ampliada para a Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Espanha e Reino Unido. Confira um vídeo abaixo com mais detalhes da aventura do casal Dirk e Trudy:

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |