CDC é o modo mais usado na compra de veículos

Estudo da Anef mostra que, de janeiro a junho, 43% das compras foram realizadas via crédito direto

Volkswagen Gol 1.0 Ecomotion | Imagem: Volkswagen

A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) divulgou estudo revelando que 43% das compras de veículos realizadas entre janeiro e junho deste ano foram realizadas por meio de Crédito Direto ao Consumidor. A modalidade é seguida por pagamentos à vista (38%), Leasing (13%) e Consórcio (6%). O CDC cresceu 33,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o Leasing retraiu 13,1%.

Ainda de acordo com a Anef, a taxa média de juros foi de 1,43% em junho, contra 1,49% de junho de 2009. “As recentes elevações da taxa Selic, desde o mês de abril, tiveram reflexo nos juros praticados em todo o mercado. No entanto, não registramos impacto nas vendas de veículos por meio de CDC e Leasing, já que as mesmas correspondem a 56% do total comercializado”, explica Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.

Quanto à inadimplência, junho registrou 3,6% de casos acima de 90 dias, contra 5,4% em relação ao mesmo mês de 2009. O período médio de financiamentos está em 42 meses, ante 40 em 2009.