Há quase um ano, a Chery comemorava a inauguração da planta de Jacareí (SP) com a produção do Celer, sendo a primeira marca chinesa a fabricar em território nacional. Para dar continuidade a nacionalização de sua linha de produtos, a empresa anunciou na última terça-feira, 21, um investimento para a construção de uma nova linha de montagem na planta destinada à produção do novo SUV Tiggo 5.

Serão investidos R$ 400 milhões para a montagem do modelo. O aporte já foi protocolado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e será feito ainda esse ano, em setembro. A nova linha deve ser construída em cerca de 18 meses e terá capacidade para montar até 30 mil unidades por ano, gerando 220 novos empregos.

No entanto, antes de ser fabricado no Brasil, o novo Chery Tiggo 5 deve ser importado da China a partir do final de 2015. Ainda não há detalhes a respeito do novo modelo, tampouco se irá substituir o atual Tiggo, que já soma seis anos de mercado e foi o primeiro carro da Chery a ser oferecido por aqui. Além do utilitário-esportivo, a Chery vai fabricar localmente o New QQ, ainda neste ano.

Além disso, a Chery e a prefeitura de Jacareí anunciaram uma parceria entre as partes para a instalação do Polo Automotivo e Tecnológico de Jacareí, com investimentos de aproximadamente US$ 300 milhões. O Polo contará com 24 empresas, que se instalarão ao redor da fábrica de automóveis da Chery, totalizando 25 companhias, a beira da Via Dutra, em uma área de quatro milhões de metros quadrados.

 
 
Tiggo5 deve chegar ao Brasil em 2014 Tiggo5 deve chegar ao Brasil em 2014
A aparência do Tiggo5 lembra o visual da Qoros, a marca de luxo da Chery A aparência do Tiggo5 lembra o visual da Qoros, a marca de luxo da Chery
O modelo tem opções de motor 2.0 e 2.4, ambos a gasolina O modelo tem opções de motor 2.0 e 2.4, ambos a gasolina
O interior ganhou mais refinamento e novos equipamentos de série, como GPS e A/C dual zone O interior ganhou mais refinamento e novos equipamentos de série, como GPS e A/C dual zone
As funções do painel foram divididas em dois relógios As funções do painel foram divididas em dois relógios
Nova geração do Chery Tiggo 5 Nova geração do Chery Tiggo 5
Chery Tiggo 5 Chery Tiggo 5
Tiggo 5, futuro nacional no Brasil Tiggo 5, futuro nacional no Brasil
 
 

A construção do Polo terá início ainda no segundo semestre deste ano. A Chery prevê que em dois anos o parque de fornecedores já esteja operando normalmente, com a geração de cinco mil empregos. 

Vendas em baixa

A confirmação da produção do Tiggo 5 vem num momento delicado para a Chery. Embora sua fábrica esteja funcionando há um ano, as vendas do Celer continuam em patamares semelhantes aos de carros importados. Este ano, por exemplo, foram emplacados apenas 1.150 unidades das versões hatch e sedã no primeiro semestre, incluindo versões antigas vindas da China.

Redação

Redação |