A fama dos carros chineses nos crash-test não é das melhores, mas um modelo conhecido do público brasileiro conseguiu um resultado razoável na Austrália. É o Chery Face, ou J1, como é chamado no país, que recebeu três estrelas da ANCAP. Tal resultado é comparável ao de um Fiat Palio ou o Volkwagen Gol, modelos testados pela Latin NCAP sob as mesmas premissas dos órgãos australiano e europeu.

No relatório, a ANCAP destaca o fato do Face/J1 já trazer de série freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD ( distribuição de frenagem por demanda) e airbag duplo frontal. Na dupla Palio e Gol esses itens são opcionais e sem eles a nota no crash-test é de apenas uma estrela. Entretanto, a instituição aponta baixa proteção na região do peito do motorista, que pode ser seriamente ferido em acidentes.

O teste de colisão frontal contra uma barreira metálica é realizado a velocidade de 64 km/h, padrão em todas as filiais da NCAP pelo mundo. O carro da Chery, entretanto, ainda não teve sua estrutura lateral posta a prova, como normalmente transcorrem os testes da entidade. Confira abaixo o vídeo com a prova de colisão do Chery Face:  

Thiago Vinholes

|