As montadoras francesas não serão as únicas que terão os holofotes voltados para si no Salão de Paris. A Chevrolet, que já anunciou o crossover Orlando e a versão hatch do Cruze para o evento, acaba de revelar a versão final do Aveo, seu futuro compacto. Baseado no RS Concept, o modelo que chega às ruas norte-americanas no próximo ano teve seu desenho muito fiel ao do protótipo exibido em Detroit e Genebra, no começo do ano.

Segundo informações da General Motors, a nova geração do Aveo é mais longa e mais larga do que a anterior, com interior mais espaçoso e mais volume no porta-malas. Internamente, a marca norte-americana destaca o painel, inspirado no de motocicletas. De “personalidade esportiva”, o novo Aveo tem seis opções de motores. Movidos a gasolina são o 1.2 de 70 cv e 86 cv, 1.4 de 100 cv e 1.6 de 115 cv, enquanto o bloco 1.3, de 75 cv e 95 cv, é abastecido com diesel. A transmissão pode ser manual de cinco ou seis velocidades (dependendo da versão) ou automática, de seis marchas. Uma carroceria sedã chega, na Europa, em seguida ao hatch.

Sua chegada ao Brasil é incerta. Com Agile, Astra, Cruze hatch e um sucessor para o Astra a caminho, o Aveo não se encaixaria no portfólio da GM do Brasil. Por outro lado, a marca já anunciou que o produzirá também no México, o que faria do Aveo um ótimo rival para o também mexicano New Fiesta. O certo é que o Aveo deve inspirar, visualmente, um futuro compacto brasileiro, fruto do projeto Ônix.

Rodrigo Mora

|