O Brasil entrou no mapa do OnStar. O sistema de navegação e serviços online da Chevrolet será lançado até o final do ano, informou a montadora em evento em Detroit. O modelo que estreará o serviço será o Cruze, mas a ideia é que outros veículos passem a ter essa opção no futuro.

O OnStar foi lançado pela GM nos Estados Unidos em 1996 basicamente como um serviço telefônico acionado por um botão instalado no retrovisor. Com ele, o motorista poderia pedir informações para um atendente a respeito de destinos e também em caso de acidentes ou panes.

O recurso evoluiu com a chegada das centrais multimídias e smartphones, ampliando as possibilidades de uso. Hoje o proprietário de um veículo da marca pode dar partida remotamente, acionar a buzina caso não encontre o carro num estacionamento, além de aumentar a segurança em deslocamentos, por exemplo.

Um dos serviços possíveis oferece ao motorista a facilidade de ter sua rota monitorada até o destino. É o caso, por exemplo, de alguém que sai do trabalho e vai para casa. Se houver algum desvio do roteiro, o sistema emite um alerta de um possível assalto ou sequestro – tudo isso com o consentimento do proprietário, faz questão de frisar a empresa.

 
 
OnStar: sistema de conecitividade chegará ao Brasil em 2015 a bordo do Cruze OnStar: sistema de conecitividade chegará ao Brasil em 2015 a bordo do Cruze
Botão azul aciona o serviço de teleatendimento do Onstar Botão azul aciona o serviço de teleatendimento do Onstar
Chevrolet Onstar é usado por 7 milhões de pessoas Chevrolet Onstar é usado por 7 milhões de pessoas
Chevrolet Onstar Chevrolet Onstar
 
 

Preços e serviços indefinidos

Para dar suporte ao serviço, a GM já testa uma infraestrutura que cobre todo o país. A conexão entre o carro e a central é feita por um chip de celular, mas os pacotes e preços ainda não foram divulgados.

A marca trabalha com pelo menos quatro serviços no Brasil, o de segurança, para recuperar um carro roubado, emergência, para notificação automática de um acidente, conectividade, cujas funções no smartphone permitem acionar equipamentos à distância, e navegação, para envio de roteiros para a central multimídia.

Segundo a Chevrolet, há hoje 7 milhões de usuários do OnStar no mundo, sobretudo nos Estados Unidos e China. A marca lançará este ano uma versão com wifi fornecido por cobertura 4G LTE na América do Norte, sistema que não chegará ao Brasil devido à baixa cobertura dessa rede.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |