Chevrolet Onix chega em 2012

Nova família de compactos será fabricada em Gravataí com investimento de US$ 1 bilhão

Chevrolet Spark | Imagem: Chevrolet

O primeiro passo da “Nova GM” no Brasil acaba de ser anunciado pela empresa ao presidente Lula: o investimento de US$ 1 bilhão na fábrica de Gravataí, RS, onde hoje são produzidos o Celta e o Prisma.

Trata-se do projeto Ônix, que dará origem a uma nova família de compactos nacionais e que, por enquanto, contará com dois modelos, um hatch e um sedã, a serem lançados no começo de 2012.

Mas o Ônix é mais que isso. Significa o rompimento de uma tradição, o uso de tecnologia vinda da Opel, na Europa. Até hoje, a maior parte dos modelos vendidos no Brasil se baseou nos carros da marca alemã. A partir de agora, a fonte de design e equipamentos é a Coréia do Sul, onde a GM mantém sua subsidiária Daewoo.

É de lá que vieram projetos como o bem-sucedido Captiva e o sedã Cruze, que desembarca no Brasil em 2010. Embora os novos modelos sejam desenvolvidos pelo time brasileiro, eles se basearão, ao que tudo indica, no Spark, um compacto que está sendo lançado em várias partes do mundo.

A versão sul-americana, claro, será mais simples, porém, bem mais avançada que o Agile, até aqui, o mais importante projeto da GM brasileira e que chega ao mercado em outubro. Ao contrário deste, criado com componentes de outros carros para ser barato, o Ônix prevê uma nova plataforma e motores inéditos.

A importância do Ônix é tamanha que se fosse lançado hoje, ocuparia o lugar de parte das versões do Celta e do Prisma, tiraria o Corsa de linha e deixaria o Agile relegado a um segundo plano.

A planta de Gravataí, com isso, será ampliada para produzir 380 mil unidades por ano, 65% a mais que hoje. A meta é que a montadora consiga vender mais de um milhão de carros em 2012 e retomar o tempo perdido com a crise da “velha GM”.