Disponível desde o último trimestre do ano passado para os modelos Cruze e Cruze Sport6 e recentemente para a nova linha do Cobalt, o sistema OnStar da Chevrolet registrou no mês de janeiro o primeiro caso de roubo e também o primeiro caso de acidente no Brasil.

A primeira notificação de roubo de um veículo equipado com OnStar envolveu um Cruze sedã na cidade de Osasco (SP). Logo após o ocorrido, o proprietário do automóvel comunicou à polícia e o centro de atendimento do OnStar, que imediatamente passou a monitorar o deslocamento do carro através do GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor.

Instantes após ser abandonado pelo ladrão, o automóvel foi recuperado pelas autoridades (como exige a legislação nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o roubo.

Quanto à primeira notificação automática de acidente, o modelo envolvido foi um novo Cobalt na cidade de Teresina (PI). O veículo se envolveu em um acidente com deflagração do airbag, sem feridos, e após isso um sinal de alerta foi enviado para o centro de atendimento do OnStar.

Assim que a atendente recebeu o aviso, a motorista do Cobalt foi contatada por meio do sistema a fim de saber se estava bem e se precisava de ajuda. Foi solicitado então ao OnStar que auxiliasse no contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito, já que o smartphone da condutora ficou sem bateria.

“Caso o veículo se envolva em uma colisão mais grave, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto”, explica o customer experience da GM América do Sul, Carlos Meinert.

 
 
Chevrolet Cobalt 2016
 
Chevrolet Cobalt 2016
Chevrolet Cobalt 2016
Chevrolet Cruze 2016
 
Chevrolet Cruze 2016
Chevrolet Cruze 2016
Chevrolet Cruze hatch 2016
 
Chevrolet Cruze hatch 2016
Chevrolet Cruze hatch 2016
Novo Cobalt com sistema OnStar após uma colisão
 
Novo Cobalt com sistema OnStar após uma colisão
Novo Cobalt com sistema OnStar após uma colisão
 
 

O OnStar é oferecido como cortesia por 12 meses nos modelos da Chevrolet. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária e, na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Além do Brasil, o OnStar está disponível em outros locais como Estados Unidos, Canadá, China, México e Europa, com mais de 7 milhões de usuários.

O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e a cada dois segundos, em média, uma chamada é realizada. Mensalmente o OnStar recebe no mundo aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente como essa ocorrida recentemente no Brasil. 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade |