Após um longo período de negociação, a montadora chinesa Zotye anunciou nesta semana a compra da fábrica de jipe TAC Motors, praticamente a única marca genuinamente brasileira no país. O comunicado traz poucos detalhes do negócio, mas afirma que a compra da TAC “irá acelerar o início de produção de alguns modelos da Zotye”, explica.

A Zotye ensaia sua entrada no Brasil há algum tempo e até anunciou que venderia o carro mais barato do país, mas acabou adiando a estreia no país para 2016. Agora diz que, com a fábrica da TAC no Ceará, investirá na ampliação da linha do jipe Stark, único produto da marca nacional. A ideia, segundo a empresa, é lançar uma versão flex do modelo além de uma picape derivada, ambos com tração 4x4.

Serão investidos cerca de R$ 190 milhões na unidade cearense e 1.500 novos empregos serão gerados, afirma a montadora chinesa, que pretende aumentar a produção do Stark, hoje feita apenas sob encomenda.

As primeiras concessionárias da Zotye serão abertas em fevereiro do ano que vem em Brasília e Belo Horizonte. O SUV T200 Hunter deve ser o primeiro modelo a ser lançado no Brasil e pode vir a ser finalizado no Ceará – antes a Zotye pretendia construir uma fábrica no Espírito Santo, projeto que não foi citado no comunicado.

Marca modesta na China

A Zotye é uma montadora com vendas pequenas na China. Em 2014, a marca foi a 31ª mais vendida do país com 166,2 mil unidades, logo atrás da Lifan – a Chery, por exemplo, emplacou mais de 470 mil carros no mesmo período.

Seu portfólio inclui, além do T200, um SUV mais moderno, o T600, e três automóveis, o subcompacto Z100, e os sedãs Z300 e Z500. Além deles, consta também a van de passageiros V10.

Com a aquisição da TAC, a Zotye pode se beneficiar de atender o Inovar-Auto com uma fábrica instalada no país e assim evitar o recolhimento de alíquota extra de impostos.

 
 
TAC Stark TAC Stark
TAC Stark TAC Stark
TAC Stark TAC Stark
TAC Stark TAC Stark
Zotye Hunter Zotye Hunter
Zotye Hunter Zotye Hunter
Zotye Hunter Zotye Hunter
Companhia ainda afirma que terá fábrica produzindo em 2016 Companhia ainda afirma que terá fábrica produzindo em 2016
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |

Veja mais notícias da marca