Para quem não gosta do “primo” Peugeot 208 e quer permancer nas marcas francesas, a Citroën também vai oferecer o motor 1.2 de 3 cilindros no hatch compacto C3. Segundo as fontes ouvidas pelo AUTOO, o treinamento da rede sobre o modelo começará no dia 20 deste mês e a novidade estreia nas lojas cerca de um mês depois. Portanto, podemos esperar o início das vendas do Citroën C3 1.2 entre o fim de junho e início de julho.  

O novo propulsor deverá ficar restrito ao hatch, sendo que o Aircross não receberá o motor 1.2 por uma questão de proposta do monovolume. “O 1.2 seria pouco para o Aircross. Ele deverá ficar com o 1.6 e, pelo menos por enquanto, o 1.5”, nos revelou uma fonte ligada à marca. Não se sabe, contudo, até quando a PSA seguirá produzindo o propulsor 1.5, já que o novo 1.2 é importado.

Focado na economia de combustível, o motor 1.2 surpreendeu nos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e superou até mesmo modelos de propulsão híbrida como o Ford Fusion Hybrid. No Peugeot 208, o propulsor alcançou médias de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l em uso rodoviário. Com 90 cv a 5.750 rpm e 12,9 kgfm de torque a 2.750 rpm, números com etanol, o desempenho do hatch vêm sendo questionado por veículos da mídia especializada que levaram o modelo para a pista de testes. Apesar de consumir pouco, ele decepcionou nas provas de acelerações e retomadas, ficando atrás de hatches com motores 1.0 também de 3 cilindros.

Com relação aos valores, é bem possível que não ocorra um reajuste muito grande nos preços do C3 com a chegada do motor 1.2, que também deverá marcar a estreia da linha 2017 do modelo. Atualmente o C3 parte de R$ 44.990 na versão Origine, que traz de série direção com assistência elétrica e rádio com Bluetooth e entradas auxiliares como principais equipamentos. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |