A Citroën apresentará no Salão de Genebra o DS3 Racing, versão esportiva de corpo e alma do compacto que chega ao Brasil ainda este ano. Com a mira apontada para Mini John Cooper Works e smart fortwo Brabus, o pequeno francês usará motor 1.6 litro turbo, de 210cv – aliado a um câmbio manual de seis velocidades, pode levar o DS3 Racing a 100km/h em apenas 6,8 segundos e 230km/h de velocidade máxima.

Limitado a 1000 unidades – cada uma delas numeradas por uma plaqueta – o DS3 Racing tem seu espírito esportivo estendido à sua pintura cinza em contraste com detalhes em laranja, como teto, grade frontal e rodas. No interior, que usa carbono em algumas partes, novamente a sobriedade do cinza se contrapõe à vivacidade do laranja, em detalhes no painel, na alavanca de câmbio e nos bancos tipo concha.

Para acompanhar o desempenho superior, a suspensão foi recalibrada e os freios, redimensionados. Em relação ao modelo original, esta versão é 1,5 cm mais baixa e 4 cm menor nas bitolas. O controle de estabilidade (ESP) pode ser desligado, mas seu funcionamento é menos invasivo, dando mais liberdade ao motorista para cometer ousadias. Por fim, a direção tem nova configuração, agora mais comunicativa e pesada em altas velocidades.

Rodrigo Mora

|