Apesar de ser o queridinho dos chineses, mercado onde vende muito, o A8 recebeu um pedido inusitado de um cliente europeu. O endinheirado cidadão considerou os 5,3 metros da versão longa do sedã da Audi insuficiente para seus propósitos e encomendou um A8 ainda mais longo e capaz de levar mais passageiros.

Daí nasceu o A8L Extended que, com 6,36 metros de comprimento, passou a ser o maior Audi de todos os tempos. O modelo mantém o já conhecido padrão de luxo da versão comum, mas acrescenta uma terceira fileira de assentos, passando a levar seis pessoas em sua enorme cabine.

Para se ter uma ideia do tamanho do carro, basta dizer que a distância entre os eixos é de 4,22 metros, maior que o comprimento de um carro como o A3.

Normalmente, esse tipo de conversão é feita por empresas independente, mas o cliente da Audi decidiu convencer a marca a fazer o trabalho e garantir os mesmos padrões de desempenho e segurança de outros modelos de produção em série. Isso fez com que a Audi trabalhasse por quase um ano para adaptar o A8.

 
 
Audi A8 2017
 
Audi A8 2017
Audi A8 2017
Audi A8 2017
 
Audi A8 2017
Audi A8 2017
Audi A8 2017
 
Audi A8 2017
Audi A8 2017
Audi A8 2017
 
Audi A8 2017
Audi A8 2017
Audi A8 2017
 
Audi A8 2017
Audi A8 2017
Audi A8 2017
 
Audi A8 2017
Audi A8 2017
 
 

A carroceria em alumínio facilitou a mudança por evitar que o sedã ganhasse muito peso. Para manter o ambiente iluminado, a Audi um painel de vidro de 2,4 m no teto.

Desempenho respeitável

Para quem pensa que A8 limusine anda pouco, são apenas 7,1 segundo de 0 a 100 km/h e velocidade máxima limitada a 250 km/h, ou seja, ele tem sobra para passar disso. O motor é 3.0 TFSI de 310 cv e 44,9 kgfm de torque e a transmissão de oito marchas tiptronic. Já os freios foram trazidos da versão esportiva S8, afinal são 2.148 quilos para segurar nas freadas.

A Audi, no entanto, não divulgou o preço do A8 estendido, mas reconheceu que deve produzir mais unidades para outros clientes. Será que dessa vez teremos chineses no pedaço?

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |