Para fazer jus ao nome, os modelos da MINI sempre tiveram como aposta as dimensões compactas. No entanto, visando atingir outras clientelas, os mais recentes lançamentos da montadora britânica estão maiores. Um deles é o novo Clubman, apresentado nesta semana, que se posiciona como o maior veículo da fabricante até o momento – pelo menos até a chegada do próximo Countryman, previsto para 2016.

O novo MINI Clubman mede 4,25 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,4 m, com 2,67 m de distância entre-eixos. Com isso, em comparação com a geração anterior, o modelo está 27 centímetros mais longo, 9 cm mais largo e com 10 cm a mais entre os eixos. Outro sinal que a perua está ainda mais familiar é sua configuração de portas, que abandonou as três para oferecer as convencionais quatro portas.

Por conta disso, os ocupantes contam com maior espaço interno e mais facilidade para acessar a cabine. O interior do Clubman 2016 oferece cinto assentos. Já o porta-malas cresceu em 82 litros, agora com 360 litros, ou 10 l a mais que o Countryman. Com os bancos traseiros rebatidos, esse volume salta para bons 1.250 l.

 
 
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
MINI Clubman 2016 MINI Clubman 2016
 
 

No visual, o Clubman segue a linha do Cooper e aparenta ser uma versão "anabolizada" do hatch na versão de cinco portas. O atrativo fica por conta da traseira, com tampa do porta-malas dupla que abriga as novas lanternas de LED.

O Clubman será oferecido com os três motores já disponíveis na linha do Cooper. O modelo de entrada trará um 1.5 litro turbo de três cilindros a gasolina, com 136 cv, enquanto o topo de linha “S” vai dispor de um 2.0 litros turbo de quatro cilindros, com 192 cv. Já o Cooper D contará com um 2.0 turbodiesel, com 150 cv. Todos as versões serão equipadas com um câmbio manual de seis velocidades ou automático de seis (para o primeiro) e oito velocidades (para os dois últimos).

A MINI ainda não confirmou o lançamento do novo Clubman no Brasil, mas a novidade deve chegar por aqui entre o final deste ano e o começo de 2016.
 

Redação

Redação |