Foram dois campeonatos consecutivos vencidos no Rally Dakar, em 2009 e 2010. Para o ano que vem, a Volkswagen renovou também o Touareg de competição, assim como fez com o modelo de rua. Mas os dois modelos guardam poucas semelhanças, além do nome.

No carro de competição, a VW aproximou seu desenho ao da versão de rua, pelo menos no conjunto ótico. A grande frontal e os faróis com LEDs ganharam a identidade visual presente no modelo original, assim como as lanternas. De resto, é tudo diferente.

Internamente, os confortáveis bancos de couro dão lugar a bancos esportivos; o ar-condicionado digital é substituído por uma série de visores com planilhas e demais informações sobre a corrida. E nada de câmbio automático, com trocas suaves: o motorista tem que manusear uma transmissão seqüencial de cinco velocidades, bem mais brusca. Já o motor continua o mesmo do Race Touareg 2, um 2.5 litros turbodiesel, de 296 cv de potência, que segundo a VW empurra o jipão aos 100 km/h em 6,1 segundos, alcançando a velocidade máxima de 190 km/h. O Rally Dakar começa no dia 1º de janeiro, em Buenos Aires, passa pelo Chile, e termina no dia 16 de janeiro, de volta a Buenos Aires.

Rodrigo Mora

|

Veja mais notícias da marca