Com sedã Giulia, Alfa Romeo se reinventa para enfrentar os alemães

Com receita dos rivais, novo Alfa usa motor V6 turbo e tração traseira. Marca deve ganhar o mundo a partir de 2016

Alfa Romeo Giulia | Imagem: Divulgação

Desde o fim de linha do 75, em 1992, a Alfa Romeo estava sem um representante no segmento de sedãs com apelo esportivo. Mas agora, a montadora italiana volta à ativa com o novo Giulia, apresentado de forma oficial nesta quarta-feira, 24, dia em que a mítica marca comemorou seus 105 anos. O novo modelo chegará ao mercado nos próximos meses para fazer frente aos alemães Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, assumindo o papel de marca premium do grupo FCA.

O renascimento da Alfa Romeo sempre foi um objetivo de Sergio Marchionne, o chefão do grupo, que agora vira realidade. Segundo apurou o AUTOO, depois de colocar a Jeep em evidência agora será a vez de a Alfa ganhar os holofotes e o Giulia é o primeiro passo dessa estratégia.

O novo sedã atrai logo de cara pelo visual bastante agressivo. A dianteira é marcada pelos faróis afilados, que ostentam xênon e LEDs, e a característica grade de formato triangular dos modelos da fabricante, além do para-choque com grandes entradas de ar. Nas laterais, o sedã lembra o Série 3, por conta do formato das janelas e dos vincos na lataria. Já na traseira, há lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas e as laterais. No modelo Quadrifoglio, que ilustra as imagens, há um apelo mais esportivo, com spoilers, saias laterais, rodas enormes, aerofólio traseiro e duas saídas duplas de escape.

Motor by Ferrari

Imagens do interior não foram divulgadas, mas a marca promete um volante de dimensões reduzidas e materiais de alta qualidade, o que inclui fibra de carbono e madeira. O motor que equipa o sedã italiano é um V6 turbocharged de 3.0 litros, que rende até 510 cavalos de potência, com tecnologia inspirada na Ferrari. O conjunto oferece ainda uma “surpreendente eficiência de combustível e um sistema de desativação de cilindros controlado eletronicamente”. De acordo com a Alfa Romeo, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.A tração do Giulia é traseira, mas a Alfa oferecerá sistema de tração integral como opcional.

O Alfa Romeo Giulia oferece distribuição de peso de 50/50. O peso do sedã não foi especificado, mas a marca disse que o modelo usa materiais ultraleves, como fibra de carbono, alumínio e composto de alumínio e plástico, e fala em uma “melhor relação peso-potência”, de algo em torno de 3 kg/cv. Logo, dá para imaginar algo em torno de 1.530 kg. Nos demais destaques, o Giulia dispõe de sistema de vetorização de torque e tecnologia Active Aero Splitter, capaz de gerenciar a entrada de ar pelas grades frontais, melhorando a aerodinâmica do carro. 

SUV Alfa em breve

A Alfa deve expandir suas vendas na Europa e também nos Estados Unidos, antes de se expandir por outros mercados. Para isso, o Giulia ganhará a companhia de um SUV derivado da sua plataforma, entre outro modelos em desenvolvimento.

Sobre o Brasil, nenhuma novidade no curto prazo, mas é natural esperar por um lançamento em nosso país, assim que a marca esteja estabelecida em outros locais com maior perspectiva de vendas.

Para marcar a data, a FCA também inaugurou um belo museu em Arese, próximo a Milão, com modelos recentes e históricos. Se depender de Marchionne, o museu ganhará muito mais representantes no futuro.

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