A Honda está prestes a dar um importante passo no mercado de carros compactos. No dia 30 de novembro, a marca japonesa confirmou que apresentará no Salão do Automóvel da Tailândia (Thailand International Motor Expo) a versão final do modelo baseado no conceito New Small Concept (fotos). Desenvolvido essencialmente para mercados emergentes, o compacto será produzido em diferentes fábricas da empresa pelo mundo, incluindo o Brasil.

Por aqui, é esperado que o modelo comece a ser fabricado entre 2012 e 2013. Seu nome, segundo apurado pelo Indian Autos Blog, pode ser Brio. A Honda, no entanto, não confirma as informações. Mas isso faz parte do jogo. Informações sobre a motorização definitiva do modelo, por hora, também são desconhecidas.

Suas vendas no mercado internacional começam já em 2011 na Tailândia e na Índia, onde será produzido. No segundo semestre, será a vez da China receber o carro. Mais adiante, conforme aponta a mídia internacional, a Honda planeja também desenvolver uma versão híbrida e outra elétrica do compacto, cujo principal destino será o mercado dos Estados Unidos.

Thiago Vinholes

|