A revista oficial da Honda na Bélgica chegou em janeiro com uma novidade interessante: os detalhes do novíssimo Insight, híbrido que só será revelado oficialmente em versão final no Salão do Automóvel de Detroit, que abre nos próximos dias, nos Estados Unidos.

O automóvel conta, realmente, com a mesma planta do Civic IMA, como já havia sido especulado. O motor à combustão tem capacidade volumétrica de 1.3 litro, de 4 cilindros, desenvolvendo 88 cv de potência e um torque de 12,5 kgfm. O propulsor elétrico tem capacidade de oferecer 13,6 cv, além de um considerável torque de 10,5 kgfm.

O conjunto será associado a uma caixa de marchas continua, o famoso CVT. Ainda sobre a motorização, expliquemos melhor o funcionamento: o propulsor elétrico é utilizado para gerar eletricidade nas frenagens, o que é armazenado nas baterias.

Assim como no sistema KERS que está sendo testado para entrar em breve na Fórmula 1, isso serviria como uma eficiente forma de recuperar energia desperdiçada. Com este projeto, a Honda conseguiu fazer o Insight ter um consumo médio de 22,7 km/litro, com emissões de CO2 de 101 g/km.

As dimensões do Insight serão as seguintes: 4.395 mm de comprimento, 1.695 de largura e 1.425 de altura, sendo um pouco menor que o concorrente Toyota Prius. O modelo da Honda terá duas variáveis de equipamentos na Europa, chamadas de Comfort e Elegance.

Redação

Redação |