Um dos principais salões do mundo está prestes a começar. Sem o clima de tensão da última edição, provocado pela crise financeira que acabara de eclodir, o Salão de Paris 2010 traz uma grande quantidade de novidades, de todos os tipos, tamanhos, cores e propósitos. Algumas só conheceremos lá – AUTOO começa a cobertura do Salão na próxima quarta-feira, com o evento de abertura da Volkswagen, continuando por lá por mais dois dias trazendo os grandes lançamentos. Outras novidades, porém, já foram reveladas, deixando claro que não só os espectadores estão ansiosos para ver novos carros, mas também as montadoras não vêem a hora de exibi-los. Conheça aqui algumas novidades do Salão de Paris.

Elétricos

Smart Scooter: o fortwo não era pequeno e econômico o bastante para a smart, e então a marca suíça decidiu fazer um scooter elétrico. Com autonomia de 100 km, a motoneta de desenho futurista chega aos 45 km/h de velocidade máxima, graças ao motor elétrico de 5,5 cv. Destaque para a lista de equipamentos, que inclui ABS, airbag e indicador de ponto cego.

Mini Scooter E Concept: a inglesa Mini foi outra marca que aderiu às duas rodas para apresentar uma proposta de mobilidade elétrica. Sem detalhes revelados, sabe-se apenas que o scooter terá motor instalado na roda traseira e freios regenerativos, que usam a energia dissipada dos freios para recarregar a bateria. 

Mercedes-Benz Classe A E-Cell: limitada a 500 unidades, a minivan elétrica será destinada a determinados clientes da marca, espalhados por toda a Europa. Sua propulsão vem de um motor instalado na dianteira, que gera 95 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. Segundo a Mercedes, o Classe A E-Cell chega aos 150 km/h e acelera até os 100 km/h em 5,5 segundos.

Saab E-Power: para uma marca que quase deixou de existir, a Saab está indo muito bem. Sua última investida é o E-Power, que baseada na perua 9-3 roda até 198 km com as baterias totalmente cheias. Com 184 cv, o motor elétrico leva o E-Power aos 100 km/h em 8,5 segundos, atingindo a máxima de 148 km/h.

SUV’s e Crossovers

Land Rover Range Rover Evoque: será a principal atração da marca inglesa, seu menor e mais leve modelo já fabricado. Classificado pela fabricante como cross-coupé, terá motores com potências de 150 a 240 cv. Os brasileiros que o visitarem no Salão de Paris podem sonhar: o Evoque também estará no Salão de São Paulo, em outubro, e começa a ser vendido por aqui ainda no primeiro semestre de 2011. Uma versão de 4 portas também deve ser revelada na mostra francesa.

Chevrolet Captiva: a principal mudança está na frente, totalmente renovada e com visual que remete ao novo Aveo. Sob o capô, os atuais motores a gasolina de 2.4 litros de 171 cv e V6 de 258 cv ganham a companhia de dois novos blocos turbodiesel, de 161 cv e 181 cv, dependendo da configuração.

Esportivos

Ferrari SA Aperta: prestando homenagem aos 80 anos do estúdio Pininfarina, a versão roadster da 599 GTB será limitada em apenas...80 unidades. Mas nem sonhe com ela na garagem, pois todos os exemplares já foram vendidos, antes mesmo de sua apresentação oficial. O motor é o mesmo V12 de 670 cv da 599 GTB.

Mercedes-Benz SLK: a nova geração do roadster ainda roda sob leve camuflagem, mas é notória a mudança estética em relação à antiga versão, principalmente na grade, que abandona a inspiração dos carros de F-1. A gama de motores deve ir do 1.8 de 163 cv ao 3.5 V6 biturbo, de 476 cv, destinado à configuração AMG.

Porsche Speedster 356: outro esportivo de produção limitada, neste caso a 356 unidades, o Speedster resgata o lendário nome usado pela Porsche nos anos 60. Seu motor traseiro é de 3.8 litros e 408 cv.

Ford Focus ST: há controvérsias quanto ao novo desenho do Focus ST, particularmente por causa da sua exagerada entrada de ar frontal. Mas da sua esportividade, ninguém duvida: motor 2 litros turbo, de 247 cv, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Pena que só chega em 2012. 

Conceitos

Peugeot EX1: a marca francesa decidiu unir esportividade e eletricidade no EX1. O resultado é um roadster 90 cm de altura e 1,77 m de largura, impulsionado por dois motores elétricos, que juntos somam 340 cv – o EX1 já quebrou inúmeros recordes de aceleração, segundo a marca. O conceito também comemora o bicentenário da Peugeot.

Lotus Elite: 4,60 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1.32 m de altura, motor V8 central de 5 litros e 620 cv e velocidade máxima de 315 km/h. Essas são as credenciais do Elite, que deve ganhar versão de produção em 2014.

BMW Série 6 Concept: o maior cupê da marca deixou de lado a ousadia do designer Chris Bangle, e agora apresenta linhas mais sóbrias, vindas da prancheta do holandês Adrian van Hooydonk. Na parte mecânica, também haverá novidades, mas o novo Série 6, que entra em produção em 2011, não fugirá dos motores de seis e oito cilindros, câmbio automático de oito e manual de seis marchas e tração traseira – além, claro, da M6.

Vauxhall GTC Paris Concept: com 4,46 m de comprimento, o conceito antecipa as linhas do futuro Astra de duas portas. Mirando diretamente no VW Scirocco, terá motor 2 litros turbo de injeção direta de combustível, câmbio manual de seis marchas e faróis com LEDs.

Hatches, sedãs e monovolumes

Volvo S60 R-Design: o recém-lançado S60, que por si só já é uma ousadia dentro da Volvo, ganha caracterização para deixá-lo ainda mais esportivo. A linha R-Design (que será mostrada no Brasil no Salão de São Paulo) está disponível em toda a gama, inclusive na perua V60.

Volkswagen Passat: nem foi lançado, e o novo Passat já concorre a Carro do Ano na Europa. Com poucas imagens vazadas na rede e nenhuma oficial, saberemos mais sobre o sedã só mesmo em Paris.

Hyundai ix20: montada sobre a plataforma do Kia Venga, essa minivan terá motores 1.4 16V (90 cv) e 1.6 16V (125 cv). Produzida na República Tcheca, dificilmente chegará ao Brasil.

Chevrolet Aveo: a nova geração do Aveo é mais longa e mais larga do que a anterior, com interior mais espaçoso e mais volume no porta-malas. Internamente, a marca norte-americana destaca o painel, inspirado no de motocicletas. De “personalidade esportiva”, o novo Aveo tem seis opções de motores. Movidos a gasolina são o 1.2 de 70 cv e 86 cv, 1.4 de 100 cv e 1.6 de 115 cv, enquanto o bloco 1.3, de 75 cv e 95 cv, é abastecido com diesel.

Chevrolet Cruze: futuro substituto do nosso Vectra GT, o Cruze hatch deve chegar às ruas européias no próximo ano acompanhando o irmão sedã na motorização, que vai desde um 1.6 litro de 113 cv, até um 2.0 de 150 cv. No Brasil, a dupla é esperada para fim de 2011 ou começo de 2012.

Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso: a dupla ganha sua primeira reestilização, que inclui para-choques com luzes de LED de iluminação diurna, mais detalhes cromados, rodas diferenciadas e o novo símbolo da Citroën, que a marca atualizou no começo do ano. No Brasil, as mudanças não devem demorar a chegar.

Compacto premium

Audi A1 S Line: imagine do que será capaz esse A1, que leva motor 1.4 biturbo, de 185 cv, auxiliado por um câmbio S-Tronic automatizado, de dupla embreagem e sete marchas. E melhor de tudo: não se trata do S1, versão ainda mais poderosa, que deve ser lançada em breve.

Rodrigo Mora

|