O comitê organizador do “Car of the Year 2010” apontou nesta semana os primeiros trinta modelos que concorrerão ao prêmio, o mais famoso do mundo e que envolve a participação de leitores de sete revistas do continente.

Até setembro, no entanto, outros veículos que surgirem poderão ser adicionados à lista. O prêmio “Carro do Ano” exige que os candidatos sejam modelos novos, vendidos em pelo menos cinco países da Europa e que tenham mais de 5 mil unidades emplacadas por ano.

Nessa primeira lista, o destaque é a Toyota, que teve cinco carros indicados – Avensis, iQ, Prius, Urban Cruiser e Verso. Hyundai, Kia e Nissan vêm em seguida com dois modelos cada na lista. Sinal que as marcas europeias sentiram a crise e não tiveram grandes contribuições em termos de novidades.

Destes 30 carros, apenas três são vendidos no Brasil. Alguns deles estão para chegar, como é o caso do Soul, da Kia. Isso significa duas coisas: que o Brasil já não tem mais o vínculo com os produtos europeus como no passado e que nossos carros estão ficando velhos.

Acesse a galeria de fotos ao lado para conhecer os 30 carros candidatos ao “Car of the Year 2010”.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |