Notícia importante revelada nesta quinta-feira (1º): o CESVI Brasil atualizou seu interessante Índice de Segurança agora com os modelos vendidos até 2015, o que contempla 293 versões, 58 modelos e 14 montadoras. Segundo o CESVI Brasil, o volume contempla 90% dos carros novos oferecidos no mercado até o ano passado. A atualização é fundamental, uma vez que o ranking foi lançado em 2008 e não era revisto desde então.

“Em 2008, quando criamos o Índice de Segurança, a tecnologia automotiva ainda engatinhava. Muita coisa mudou. O sistema de freios ABS e o airbag se tornaram itens obrigatórios, a alta tecnologia chegou aos veículos e o consumidor está mais exigente e criterioso”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico.

Na nova versão do estudo, os veículos são classificados numericamente, em que quanto menor for o número da nota (entre 10 e 60), melhor a classificação, e por estrelas, (de 1 a 5), no qual quanto mais estrelas, melhor é a posição do carro no ranking. A pontuação de cada veículo considera pesos diferentes entre cinco grupos básicos de equipamentos de segurança existentes nos mais modernos modelos da indústria, que são Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e à Segurança e Proteção ao Pedestre.

“O fato de termos dois critérios de pontuação nessa edição do estudo – em notas e estrelas – ajuda o consumidor a entender que mesmo que dois modelos empatem na classificação por estrelas, invariavelmente diferirão no quesito numérico. Com isso, o Índice está mais completo e rígido”, comenta Feliciano.

No quesito Segurança Ativa são avaliados equipamentos que visam evitar acidentes: sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).

Em Segurança Passiva, que tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em decorrência de acidentes, foram 18 os itens analisados, incluindo barras de proteção lateral, Isofix (acessório para retenção de crianças no banco traseiro), encosto de cabeça para todos os ocupantes e airbags, entre outros.

Estreante no Índice, a Assistência à Condução é uma categoria que reúne um grupo de equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução do veículo, podendo ser por meio de alertas sonoros e luminosos, ou até por imagens. Entre os 16 itens contemplados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro e limitador de velocidade, entre outros.

Em Assistência à Segurança, categoria nova no Índice, foram avaliados cinco equipamentos que alertam o motorista sobre as condições de uso do veículo: alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.

Por fim, com base na preferência do pedestre em relação aos demais veículos no trânsito – de passeio, motocicletas e bicicletas -, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o CESVI Brasil passou a considerar a categoria Proteção ao Pedestre como mais um novo grupo dentro do Índice de Segurança. Neste, são considerados na análise componentes que têm o objetivo de amenizar ferimentos às pessoas à pé em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.

Os carros mais seguros do Brasil segundo o Índice de Segurança do Cesvi Brasil são os seguintes:

Marca/Modelo/Versão – Estrelas – Nota

Ford Focus hatch Titanium Plus – 4 – 22
Jeep Renegade Limited Edition – 2 – 23
Ford Ranger Limited 3.2 diesel – 4 – 25
Jeep Renegade 1.8 – 4 – 25
Jeep Renegade Longitude – 4 – 25
Jeep Renegade Sport – 4 – 25
Jeep Renegade Sport 75 anos – 4 – 25
Jeep Renegade Trailhawk – 4 – 27
Ford Focus hatch SE Plus 1.6 – 4 – 27
Ford Focus hatch SE Plus 2.0 – 4 – 27
Ford Ranger XLT 3.2 diesel – 4 – 28
Volkswagen Golf GTI – 4 – 28
Honda Civic Touring – 4 – 29
Ford Ranger Limited Edition 2.5 – 4 – 29
Honda Civic EX – 4 – 29
Honda Civic EXL – 4 – 29
Honda Civic Sport – 4 – 29
Ford EcoSport FreeStyle Plus 1.6 – 4 – 29
Ford EcoSport Titanium 2.0 – 4 – 29

 
 
Ford Ranger 2017
 
Ford Ranger 2017
Ford Ranger 2017
Ford Focus SE
 
Ford Focus SE
Ford Focus SE
Ford EcoSport 2016
 
Ford EcoSport 2016
Ford EcoSport 2016
Honda Civic 2017
 
Honda Civic 2017
Honda Civic 2017
Jeep Renegade 2017
 
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
Volkswagen Golf 2016
 
Volkswagen Golf 2016
Volkswagen Golf 2016
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |