Quando lançou a central multimídia MyLink nos populares Onix e Prisma, nem a própria Chevrolet esperava tanto retorno de seus clientes, com a maioria dos dois carros vendidos com o equipamento. Pela boa resposta dos consumidores – e da concorrência – com a conectividade, a marca apresentou mais uma inovação, desta vez no Cruze, seus hatch e sedan médios: o OnStar.

Além de uma simples central

O serviço possui duas pontas de trabalho. Na primeira, a conveniência ao ter à disposição um serviço de atendimento exclusivo que pode realizar diversas operações, desde traçar uma rota no sistema de navegação, localizar pontos de interesse em qualquer região, até a reserva de hotéis e restaurantes e procura de informações, como notícias e previsão do tempo.

Os atendentes estão disponíveis ao apertar um botão no retrovisor, que faz a ligação para a central de atendimento. A partir dali, o que será utilizado, é conforme a sua necessidade ou criatividade. O tempo de resposta depende do nível de dificuldade do quetionamento, mas não demorou em nenhuma situção durante o test drive em Campinas.

Na outra ponta, a segurança é um forte pilar do OnStar. Utilizando o segundo botão no retrovisor, uma outra central exclusiva para emergências é acionada. Ali, você pode desde pedir socorro para você mesmo, em caso de acidente ou problema de saúde, até para terceiro, em caso de ter presenciado uma ocorrência.

Em caso de acidente com acionamento de air bags, automaticamente esta mesma central é avisada e fica responsável pelo acionamento do socorro, podendo ser o Samu ou Corpo de Bombeiros e a concessionária da rodovia, dependendo da situação.

Você irá falar que a Ford já possui a chamada de socorro ao Samu em seus modelos, mas o OnStar independe de qualquer aparelho conectado ao Bluetooth, diferente do SYNC, pois possui uma linha telefônica própria e exclusiva para o sistema.

No seu smartphone

No aplicativo do celular, você controla diversas funções do OnStar. O carro pode ser trancado ou destrancado á distância, ter as luzes e buzinas acionadas e ele ainda avisa em caso de tentativa de furto, com bloqueio e rastreamento. Para os mais preocupados, uma velocidade limite pode ser programada e, quando excedida, um aviso é enviado, útil para pais ou quando deixamos o carro com manobristas. Pelo próprio app ou computador, a rota anterior do Cruze pode ser revista posteriormente.

Quanto custa?

O serviço terá 12 meses gratuitos, com renovação após o período e cobrança de um valor ainda não divulgado, mas que deve seguir a média dos rastreadores convencionais do mercado – entre R$ 80 e R$ 120 por mês. Outra vantagem está na queda do valor do seguro do Cruze, com o monitoramento em caso de furto ou roubo.

O Cruze 2016 foi o escolhido para ter o OnStar como item de série em todas as versões por ser o mais moderno e completo modelo nacional da Chevrolet e, após estudos, a marca concluir que as funções do sistema seriam mais úteis para este perfil de consumidor. Segundo a marca, ainda não existe previsão da mudança do valor do carro, mesmo com o OnStar.

Adeus, manual

O câmbio manual se despede do Cruze para a linha 2016. Agora, apenas o câmbio automático está disponível para o modelo, junto com o banco em couro de série. Fora isso, não existe qualquer outra modificação no modelo, renovado recentemente.

 
 
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil Chevrolet Cruze 2016 com sistema OnStar no Brasil
Chevrolet Cruze 2016 Chevrolet Cruze 2016
Chevrolet Cruze 2016 Chevrolet Cruze 2016
Chevrolet Cruze 2016 Chevrolet Cruze 2016
 
 
Redação

Redação |