A era dos carros com motores elétricos está chegando e a algumas fabricantes já começam a preparar o terreno para essa nova tendência. O Grupo Daimler (à frente de marcas como Mercedes-Benz, Maybach e Smart) é uma delas, tanto que acaba de anunciar sua intenção de criar uma joint-venture com a Robert Bosch GmbH para o desenvolvimento de uma nova geração de propulsores movidos a eletricidade, que começa a ser produzida em 2012.

O conglomerado alemão também afirma que essa nova safra de motores será testada a partir do próximo ano em novos projetos de carros elétricos da Mercedes-Benz e Smart, que se tornarão realidade acessível ao público em 2013. Além do Fortwo elétrico, outros candidatos a receber as fontes de propulsão alternativa são o superesportivo SLS e o monovolume Classe B, ambos já apresentados em salões internacionais com a motorização diferenciada.

A Bosch, empresa fornecedora de diversos componentes para automóveis, começou a pouco na área dos carros elétricos. Diferente da Daimler, que já acumula 20 anos de experiências com variados protótipos de veículos movidos por eletricidade. A produção dos motores ficará dividida entre as cidades de Hildesheim e Stuttgart, ambas na Alemanha.

Thiago Vinholes

|