Novamente, a Toyota foi vítima de imagens vazadas na Ásia de um de seus futuros lançamentos. Trata-se da nova SW4, versão SUV da picape Hilux, que foi fotografada aparentemente num teste comparativo com sua versão antiga. Feitas na Tailândia, onde a marca desenvolve esses veículos, as imagens mostram que a nova SW4 está um pouco mais próxima de SUVs mais sofisticados, embora mantenha uma arquitetura semelhante à geração anterior.

O visual lembra a Hilux, mas tem soluções próprias. Um exemplo é o adorno cromado que começa nos faróis e desce paralelo à grade chegando até o para-choque, que também mudou. Os faróis de neblina ficam em molduras verticais maiores e cromadas.
Os faróis também são maiores e mais espichados e há menos filetes na grade. Na lateral, a principal novidade é o ressalto na porta traseira que conferiu mais elegância ao veículo. A traseira, por sua vez, possui lanternas estreitas que se fundem com a régua metálica da tampa do porta-malas onde está o nome do modelo.

Painel mais sofisticado

Se por fora, a nova SW4 mostrou uma evolução maior que a Hilux, no interior o utilitário ganhou um painel de desenho próprio, embora com elementos trazidos da picape. O console central exibe uma moldura larga com acabamento em couro onde estão o painel digital do ar-condicionado e a central multimídia. O cluster (painel de instrumentos) é bem parecido com o da Hilux. Os mesmos difusores horizontais que estrearam no Corolla também estão presentes no SUV.

A nova SW4 deve continuar a ser equipada com motores turbodiesel e um gasolina potente já que nesse segmento a potência pura ainda fala mais alto. Assim como na picape, a Toyota certamente se preocupou em tornar o veículo mais confortável e silencioso a fim de conter o avanço dos modelos ‘crossovers’, de projeto mais urbano e com menos aptidões para o off-road.

Se depender da clientela, a Toyota pode ficar tranquila. Mesmo com quase 10 anos no mercado brasileiro, a SW4 ainda tem uma demanda muito alta, apesar do preço também elevado. A novidade será produzida na Argentina no final do ano e deve estrear no Brasil no início de 2016, assim como a nova Hilux.

 
 
Nova Toyota SW4 2016 Nova Toyota SW4 2016
Nova Toyota SW4 2016: evolução mais nítida que a picape Nova Toyota SW4 2016: evolução mais nítida que a picape
Nova Toyota SW4 2016 Nova Toyota SW4 2016
Nova Toyota SW4 2016 Nova Toyota SW4 2016
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |