A Land Rover anunciou nesta quarta-feira (04) as versões e preços do novo Discovery Sport. O SUV, que já foi apresentado aos brasileiros na última edição do Salão do Automóvel como o "futuro" modelo mais acessível da marca no País, está prestes a virar realidade: chega às lojas no próximo dia 16 de abril. Ele será oferecido, por enquanto, com uma opção de motorização e três versões de acabamento, que vão dos R$ 179.900 aos R$ 232 mil. Reservas já podem ser feitas na rede de concessionários.

Não é novidade que o Discovery Sport será fabricado no Brasil, na planta que está sendo erguida em Itatiaia (RJ), entretanto, a produção nacional terá início apenas em 2016. Até a fábrica começar a operar, o modelo virá importado no Reino Unido – especificamente da unidade de Halewood.

Versões e preços

Toda a linha será equipada com motor a gasolina Si2 de 2.0 litros, que gera 240 cv e produz 34,6 kgfm de torque acoplado a um sistema de transmissão ZF de nove velocidades, com opção para trocas sequenciais no volante. A tração nas quatro rodas, que reforça o DNA off-road da marca, é item de série, assim como o sistema Terrain Response, que adapta todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno.

Por dentro, itens em comum entre as versões são: sistema de ignição start/stop, central de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, conexão bluetooth, entrada USB e sete airbags, incluindo um para proteção dos joelhos do motorista. A versão de entrada SE parte de R$ 179.900 e oferece rodas de 18 polegadas, faróis de neblina, bancos com revestimento em couro, sensor de estacionamento com câmera de ré e ar condicionado com regulagem de temperatura independente para os ocupantes.

A versão intermediária HSE custa R$ 202.900 e adiciona teto solar panorâmico e rodas aro 19. Já a versão top de linha HSE Luxury custa R$ 232 mil e traz a terceira fileira de bancos – configuração de sete lugares - faróis Xenon com LEDs, bancos em couro Windsor climatizados com memória de regulagem para passageiro e motorista, sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer com 825W de potência, entre outros itens.

Vale ressaltar que a terceira fileira de bancos (5+2) vem de série na versão top de linha, mas é opcional para as versões SE e HSE por R$ 5 mil. Ao todo, a marca irá disponibilizar 12 opções de cores, além de outras 6 opções de cores dos bancos para a linha.

Planos para o futuro

Se o cronograma correr como o esperado, uma versão equipada com motor turbodiesel 2.2 – que produz 190 cv de potência e torque de 42,8 kgfm – chegará no final deste ano. Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover Brasil, explica que a versão a diesel só não está sendo oferecida ainda no Brasil pois como a produção é global e muito recente ainda não foram produzidos carros suficientes para atender nosso mercado.

O executivo também confirmou que a marca está trabalhando no desenvolvimento de uma versão bicombustível, que seria exclusiva para o mercado nacional. No entando, ainda não há estimativa de prazo para que a motorização flex seja inclusa na linha. 

 
 
Discovery Sport: Land Rover nacional em 2016 Discovery Sport: Land Rover nacional em 2016
O Discovery Sport pode atravessar área alagadas com até 60 cm de profundidade O Discovery Sport pode atravessar área alagadas com até 60 cm de profundidade
Discovery Sport pode se transformar no modelo mais vendido da marca Discovery Sport pode se transformar no modelo mais vendido da marca
O painel do Discovery Sport tem linhas tradicionais O painel do Discovery Sport tem linhas tradicionais
Volante multifunção do Discovery Sport Volante multifunção do Discovery Sport
Teto panorâmico do Discovery Sport Teto panorâmico do Discovery Sport
Cluster do Discovery Sport Cluster do Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport Land Rover Discovery Sport
Land Rover Discovery Sport é lançado no Brasil Land Rover Discovery Sport é lançado no Brasil
 
 

Maré boa

Mais que um sucessor do Freelander, a Land Rover quer fazer do novo SUV o veículo mais vendido da marca no Brasil e no mundo. Hoje, o modelo mais vendido da montadora inglesa por aqui é o Range Rover Evoque, que detém 70% do mix de vendas. A Land Rover quer comercializar no ano de 2015 seis mil unidades do Discovery Sport e almeja que ele detenha rapidamente mais de 50% das vendas no País.

Poucas montadoras têm a chance de, em um ano econonomicamente incerto e especialmente desfavorável para a indústria automotiva, ter planos de crescimento. Indo na contramão do mercado de SUVs, que sendo otimista, tende a ficar estagnado, a Land Rover deve abocanhar uma boa fatia do mercado com o novo produto "acessível". O preço anunciado, o coloca na mira de modelos como o Hyundai Santa Fe, o Toyota SW4, e também dos luxuosos Audi Q5, BMW X3 e Volvo XC60, nas versões mais completas.

Para fisgar o cliente de vez

Já deu para entender que o Discovery Sport é a grande aposta da Jaguar Land Rover para ganhar (ainda mais) mercado por aqui. Para isso, a empresa está investindo em meios de tornar viável e vantajoso ao cliente a aquisição ddo modelo. A partir de agora, há três novos serviços que devem fazer o cliente assinar o cheque mais rápido ao optar por um carro da marca britânica.

Quem comprar o Discovery Sport poderá adquirir um plano de cinco anos de revisões básicas pelo preço total de R$ 990. As revisões devem ser feitas na rede de concessionárias e incluem serviços de troca de componentes como óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar, fluido de freio, sem custo ao cliente, inclusive a mão de obra. Inicialmente, o plano está disponível apenas ao Discovery Sport e, futuramente, deve abranger todos os veículos da Jaguar e da Land Rover.

A outra facilidade foi batizada de Approved, um programa de venda de veículos seminovos certificados pela marca, com abrangência nacional. Enquanto a terceira carta na manga é o Access, um plano de financiamento que prevê a recompra garantida do veículo após 24 meses, por um valor mínimo garantido. Funciona da seguinte maneira, o clientes paga 20% de entrada na compra de um Evoque novo (o plano só é válido para este modelo) e o saldo restante pode ser dividido em 24 prestações fixas, com o pagamento de 50% do valor do veículo na última parcela, o que garante prestações mensais atrativas.

Na hora de quitar o carro, o cliente tem a opção de garantia de recompra pelo concessionário. Ou seja, ele pode utilizar esse valor para quitação da parcela final ou para dar entrada em qualquer outro modelo da Jaguar ou da Land Rover.

Karina Simões

Karina Simões |