É provado que o ser humano torna-se mais criativo sob pressão. Claro, isso não é uma regra e ainda depende do tipo de situação, mas grandes inovações surgiram em momentos em que precisamos de urgência.

A crise do petróleo, por exemplo, provocou uma sequencia de novidades do mercado de automóveis há muito não vista. E a Nissan parece ter aproveita essa necessidade para criar um dos carros mais interessantes dos últimos tempos.

O Land Glider é um protótipo que faria uma diferença enorme no trânsito das grandes cidades. Com apenas 1,1 m de largura e capacidade para duas pessoas, ele possui quatro rodas, mas anda de um forma parecida com a de uma motor, inclinando-se nas curvas, para minimizar o reduzido raio de giro do eixo dianteiro.

E tem mais: ele é elétrico, como dois motores instalados na parte traseira. Por falar em eletricidade, o joystick que substitui o volante usa o sistema drive-by-wire, sem uma conexão física com as rodas.

A Nissan mostrará o protótipo no Salão de Tóquio nas próximas semanas quando divulgará mais detalhes do seu funcionamento. Confira o vídeo abaixo e veja o Land Glider em movimento.


Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/