Na semana passada, o Pajero Dakar, até então importado da Tailândia, estreou a versão nacional, produzida daqui em diante em Catalão (GO). Agora, a Mitsubishi anuncia que investirá R$ 1 bilhão no Brasil ao longo dos próximos cinco anos. Atualmente com 12 produtos em sua linha, a marca japonesa é a 13ª colocada no ranking nacional.

A curto prazo, a Mitsubishi aplicará o investimento anunciado na ampliação da capacidade da fábrica de Catalão, que saltará de 180 para 300 carros produzidos por dia, alcançando a marca de 100.000/ano. Além desta unidade fabril, a empresa quer uma planta de motores até 2014 que, segundo o presidente da montadora, Robert Rittscher, poderá atrair de oito a 15 fornecedores para a região, além de somar 1.000 novos empregos aos atuais 3.300 postos de trabalho.

Outra medida importante será a nacionalização de alguns modelos: depois do já citado Pajero Dakar, o próximo a ganhar cidadania brasileira será o crossover ASX, previsto para o primeiro semestre de 2012. Por fim, a Mitsubishi pretende entrar para o concorrido segmento de sedãs, provavelmente com uma versão “convencional” do esportivo Lancer Evolution.

Rodrigo Mora

|