A Volkswagen aproveita a edição 2017 do Salão de Frankfurt, um grande palco sobretudo para as marcas alemãs, para revelar os próximos passos de sua ofensiva em ampliar sua gama de modelos elétricos.

Basicamente a Volkswagen criará uma nova gama dentro de sua linha chamada de “família I.D.”, começando com um compacto elétrico que promete ser o “fusca do século XXI”. A novidade chegará ao mercado dos países desenvolvidos em 2020 e agora está confirmada mais um companheiro para ele, no caso o SUV elétrico I.D. Crozz, que terá lançamento previsto para o mesmo ano. 

Esses dois modelos, bem como a futura van elétrica I.D. Buzz, com lançamento previsto para 2022, usam como base uma nova plataforma destinada apenas para automóveis com propulsão elétrica, o que deve otimizar a acomodação das baterias bem como o design e o aproveitamento do espaço interno nos modelos aos quais dará suporte. A própria Volkswagen já adianta que o hatch I.D. terá tamanho semelhante ao do Golf, porém com espaço interno do mesmo nível que o Passat. Esse é um dos benefícios do conjunto propulsor elétrico, bem mais compacto que o de um carro a combustão atual.

Um ponto positivo da nova “família I.D.” vai para a autonomia que os carros irão entregar. A Volkswagen promete que o hatch I.D. terá um motor traseiro de 125 kW (cerca de 170 cv) e capaz de rodar por volta de 600 km com uma carga completa das baterias, conferindo a ele, portanto, alcance do mesmo nível dos carros a combustão atuais.

Para 2025, o mesmo I.D. ganhará suporte para condução autônoma completa, adianta a VW.

O utilitário esportivo I.D. Crozz, por sua vez, contará com dois motores elétricos e uma potência combinada de 225 kW, aproximadamente 305 cv, o que certamente deverá conferir bom desempenho ao modelo. A autonomia no caso do I.D. Crozz ficará em torno de 500 km e um dos diferenciais do modelo será a nova geração da tração integral 4Motion, que utilizará um sistema de “cardã elétrico” para gerenciar a atuação dos motores elétricos, posicionados cada um em um eixo diferente dos modelos.

A “Kombi elétrica”, como pode ser chamada a aguardada I.D. Buzz para 2022 conta com ainda mais potência, no caso 275 kW (373 cv), com autonomia para 600 km. Ela terá capacidade para 8 passageiros e também deverá contar com a opção de tração integral.

"Antes e simultaneamente com nossa iniciativa de mobilidade elétrica, a infraestrutura global de carga precisa ser ampliada ainda mais. Isso porque o carro elétrico irá rapidamente ganhar impulso no começo da próxima década. Teremos uma longa fase de transição, durante a qual uma grande variedade de sistemas de propulsão irá coexistir. Juntamente com os veículos totalmente elétricos, isso inclui sistemas híbridos, a gasolina, diesel e gás natural cada vez mais eficientes.", antecipa Herbert Diess, presidente do conselho da marca Volkswagen.

Para o Brasil

Nos dias de imprensa que antecedem a abertura do Salão de Frankfurt, a revista Autoesporte noticia nesta terça-feira (12) que o presidente e CEO da Volkswagen para o Brasil e a região da América do Sul, David Powels, confirmou que o nome Tharu será usado para um novo utilitário esportivo comercializado em nossa região. Já antecipamos o nome aqui no AUTOO, porém até o momento julgávamos que essa seria a designação para a futura picape que a Volkswagen oferecerá no Brasil para disputar mercado com Renault Duster Oroch, Fiat Toro e cia.

Segundo a notícia da Autoesporte, o Tharu será feito na Argentina e utilizará a plataforma MQB. O modelo, ao que tudo indica, deverá ter porte ligeiramente acima dos SUVs compactos, portanto, pela lógica, tem tudo para mirar na proposta do bem-sucedido Jeep Compass. Para o Brasil, mais especificamente em São José dos Pinhais (PR) caberia a produção do SUV compacto de entrada da marca, no caso um derivado do T-Cross ou do T-Roc, e da já mencionada picape. 

Procurada pelo AUTOO, a Volkswagen do Brasil declarou que "a empresa não confirma a chegada do produto ao Brasil, conforme foi atribuído na matéria a uma declaração do Sr. David Powels. Ele informou que a empresa estuda alternativas neste segmento de mercado para o país".  

 
 
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
Volkswagen I.D. Crozz
Volkswagen I.D. Crozz
 
 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/