Uma estrada com faixas que brilham no escuro entrou em operação nesta semana nos arredores de Amsterdã, na Holanda. O projeto chamado “Smart Highway” (“Estrada Inteligente” foi elaborado pelo designer holandês Daan Roosegaard, que desenvolveu marcações com uma tinta preparada com pó fosforescente.

A faixa é “carregada” durante o dia pela luz do sol em um processo que energiza as partículas fosforosas da tinta. Quando escurece, a faixa começa a brilhar. O princípio é o mesmo usado em brinquedos ou até em pijamas de crianças que brilham no escuro. A diferença é que o material usado na rodovia pode iluminar por até oito horas, enquanto a fosforescência de um brinquedo dura menos de 10 minutos.

A tecnologia foi instalada em um trecho de 500 metros da estrada, o que permitiu também eliminar a iluminação pública no espaço e assim poupar energia elétrica. Mas as faixas que brilham no escuro é apenas a primeira parte do projeto de Roosegaard.

 
 
As faixas são fosforescentes As faixas são fosforescentes
Haverá uma faixa de recarca para carros elétricos Haverá uma faixa de recarca para carros elétricos
A tecnologia já cobre 500 metros da estrada em Amsterdã A tecnologia já cobre 500 metros da estrada em Amsterdã
 
 

O projeto da estrada inteligente na Holanda ainda prevê a instalação de avisos luminosos em formato de flocos de neve na pista quando a mesma estiver escorregadia. Outra tecnologia será a de faixas dinâmicas, que mudarão entre continua e pontilhada de acordo com a situação do trânsito, melhorando as condições de tráfego.

Outras idéias previstas são luzes interativas que acompanham o carro garantindo iluminação pelo caminho à frente e apagando as lâmpadas no trecho que já foi percorrido. Essas luzes serão carregadas por pequenos geradores eólicos, que giram com o vento causado pelo deslocamento dos carros pela estrada.

Veja mais: iG pegou carona no carro da Nissan que dirige sozinho

Por fim, o último recurso da estrada será uma faixa especial para recarregar as baterias de carros elétricos e híbridos por indução, processo que dispensa cabos e conexões. Veja no vídeo abaixo como funcionam as tecnologia da estrada inteligente da Holanda:

Thiago Vinholes

Thiago Vinholes |